O Vaticano e Hitler por Peter Godman

No livro “O Vaticano e Hitler”, o historiador Godman apresenta a política do Vaticano diante do avanço dos nazistas. Analisando vários documentos do próprio Vaticano, a obra abrange o período do pontificado de Pio XI até 1939, ano do início da Segunda Guerra Mundial.

Em 1933, o Vaticano assinou uma concordata com Hitler em que reconhecia o governo deste na Alemanha em troca da promessa de proteção jurídica dos católicos alemães de perseguições antirreligiosas. A partir disso, o Papa Pio XI assumiu uma postura hesitante e reticente.

As coisas pioraram. Mesmo com graves denúncias de perseguição antissemita do regime, o Papa Pio XI e seu braço direito Eugenio Pacelli – que se tornaria o Papa Pio XII em 1939 – mantiveram-se em silêncio.

Apesar de fortes sugestões dos jesuítas por uma crítica severa à “religião política” dos nazistas, em 1935, Pacceli e o Papa escolheram a diplomacia de apaziguamento e melhor oportunidade. Basicamente, o Vaticano criticava os nazistas por violarem os termos da concordata.

Se não bastasse, o bispo Alois Hudal cedeu e começou a apoiar a aproximação da Igreja ao nazismo. Mesmo o Vaticano se afastando dessa ideia absurda, em 1936, o Papa voltou suas críticas apenas ao comunismo, com receio de criticar e piorar a situação na Alemanha.

Em 1937, diante de um cenário já desolador, o Papa publicou uma encíclica com críticas não severas ao regime nazista. Mesmo após a Noite dos Cristais, em 1938, o Vaticano não rompeu totalmente com os nazistas.

Até a morte do Papa Pio XI, em geral, o Vaticano limitou-se a emitir textos gerais de crítica à violação dos termos da concordata. A lição é: a sabedoria nem sempre é o silêncio e o apaziguamento. Diante do mal absoluto, calar-se é um mal absoluto.

Últimas notícias

Treze e Campinense medem forças neste domingo no 421º Clássico dos Maiorais

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

6 de fevereiro de 2026

Defesa Civil de JP pede prudência sobre desfile de bloco com trio de Bell Marques, na Epitácio Pessoa, se chuva persistir

Previsto para acontecer na noite desta sexta-feira (6), a abertura do Folia de Rua, em…

6 de fevereiro de 2026

Ventania arrasta cobertura de arena de igreja no Conde e pastor tranquiliza fiéis

Um susto marcou a tarde desta sexta-feira (6) na Sede Nacional da igreja Cidade Viva,…

6 de fevereiro de 2026

Luiz Couto diz que direção nacional do PT liberou filiados para apoiar diferentes candidaturas ao Governo da Paraíba

O deputado federal Luiz Couto (PT) revelou nesta sexta-feira (5), que a direção nacional do…

6 de fevereiro de 2026

Rangel Júnior deixa presidência da Fapesq e Almicar Rabelo assume cargo

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (6) publicou a exoneração do professor Rangel…

6 de fevereiro de 2026

“Quer mais experiência do que fazer parte de um governo com tantas entregas?”, rebate Lucas sobre críticas à sua trajetória

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), decidiu subir o tom e responder às críticas…

6 de fevereiro de 2026