O número de pessoas infectadas por ebola nos três países mais afetados pela epidemia já passou de 20 mil, com mais de 7.842 mortes até o momento. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (29).
O número total de casos em Serra Leoa, Libéria e Guiné chegou a 20.081, de acordo com uma declaração da OMS. Mais de um terço são casos confirmados em Serra Leoa, que se tornou o país mais severamente afetado pela epidemia até o momento.
Nesta segunda-feira (29), o grupo farmacêutico suíço Roche obteve uma autorização de emergência do governo americano para o uso de um novo teste de detecção do vírus ebola, segundo um comunicado divulgado pela multinacional.
Intitulado "LightMix Ebola Zaire test", o teste pretende detectar a presença do vírus nas amostras de sangue em até três horas. "Este teste de diagnóstico molecular é fácil de utilizar e permite fornecer uma ajuda às equipes de saúde para detectar rapidamente a presença do vírus e começar o quanto antes o tratamento", afirma em um comunicado Roland Diggelmann, diretor de exploração da divisão diagnóstico da Roche.
Atualmente, há 12 laboratórios móveis situados em Guiné, Serra Leoa e Libéria que realizam os testes de detecção. Mas, atualmente, os procedimentos são complicados, longos e caros (custam 100 dólares).
A OMS deseja que os novos testes sejam mais baratos e possam ser realizados com amostras de sangue obtido com um simples furo no dedo, fornecendo os resultados em menos de 30 minutos com um equipamento simples.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, assinou as portarias de nomeação de 57 Agentes…
Entrevistada nesta quinta-feira (8) no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, a deputada Cida…
O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), avaliou como positiva a manifestação realizada na…
O novo concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai oferecer 39 vagas…
O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, promove durante o mês de janeiro a…
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou carta de demissão ao presidente Lula…