Categorias: Mundo

Nobel de Física 2021 vai para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

PUBLICIDADE

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Física, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5), pelas contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos.

Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Metade do prêmio será dividido por Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann, pelo modelo físico do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo com segurança o aquecimento global.

Syukuro Manabe, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, demonstrou como o aumento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento da temperatura na superfície da Terra. Na década de 1960, ele liderou o desenvolvimento de modelos físicos do clima da Terra e foi a primeira pessoa a explorar a interação entre o balanço de radiação e o transporte vertical de massas de ar. Seu trabalho lançou as bases para o desenvolvimento de modelos climáticos.


Cerca de dez anos depois, Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, na Alemanha, criou um modelo que liga o tempo e o clima – respondendo, assim, à pergunta de por que os modelos climáticos podem ser confiáveis apesar de o tempo ser mutável e caótico. Ele também desenvolveu métodos para identificar sinais específicos – “impressões digitais” – que fenômenos naturais e atividades humanas imprimem no clima. Seus métodos têm sido usados para provar que o aumento da temperatura na atmosfera é devido às emissões humanas de dióxido de carbono.


Por volta de 1980, Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados. Suas descobertas estão entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos. Eles tornam possível compreender e descrever muitos materiais e fenômenos complexos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios, não apenas na física, mas também em outras áreas muito diferentes, como matemática, biologia, neurociência e aprendizado de máquina (machine learning).
Os vencedores

Syukuro Manabe nasceu em 1931 em Shingu, no, Japão. Obteve o doutorado em 1957 na Universidade de Tóquio. Hoje, é meteorologista sênior da Universidade de Princeton, nos EUA.
Klaus Hasselmann nasceu em 1931 em Hamburgo, na Alemanha. Obteve o doutorado em 1957 na Universidade de Göttingen. É professor do Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo.
Giorgio Parisi nasceu em 1948 em Roma. Obteve o doutorado em 1970 na Universidade Sapienza de Roma, onde é professor.
No ano passado, o prêmio de Física foi para três cientistas, por descobertas sobre buracos negros.

CIENTISTAS: Mulheres somam apenas 5% dos vencedores do Prêmio Nobel desde 1901
Nobel 2021
A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na segunda (4). Os prêmios em Química, Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (11). Veja o cronograma:

David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta segunda-feira (4), por descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano.

As descobertas explicaram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. “Os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença”, afirmou o comitê.
O conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para uma série de doenças, incluindo dores crônicas.

David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.
Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.
Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).


David Julius nasceu em 1955 em Nova York, EUA. Recebeu o doutorado em 1984, da Universidade da Califórnia em Berkeley, e fez pós-doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. É professor da Universidade da Califórnia em San Francisco.
Ardem Patapoutian nasceu em 1967 em Beirute, no Líbano. Recebeu o doutorado em 1996, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) em Pasadena, EUA, e foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Francisco. É cientista e professor na Scripps Research, Califórnia, e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, em Maryland, desde 2014.


O comitê do prêmio divulgou, em um tuíte, uma foto de Patapoutian com o filho, Luca, assistindo à cerimônia de premiação logo após saber que tinha ganhado o Nobe

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cida pressiona e diz que obrigação de Cartaxo é seguir orientação do PT: “Se for partidário ele vai me apoiar”

Em meio à expectativa pela definição do rumo do Partido dos Trabalhadores (PT) na corrida…

14 de maio de 2024

Setor de serviços na Paraíba fecha 1º trimestre com terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

O setor de serviços na Paraíba fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de…

14 de maio de 2024

Cartilha de condutas vedadas aos agentes públicos no período eleitoral é distribuída em João Pessoa

Com a aproximação das eleições 2024, ocasião em que serão eleitos prefeito e vereadores em…

14 de maio de 2024

George Morais assume liderança da oposição na ALPB e promete postura dura

O deputado estadual George Morais, do União Brasil, assumiu, nesta terça-feira (14), o comando da…

14 de maio de 2024

Sargento Neto minimiza rumores de racha Bruno/Romero em CG e concorda com exonerações

Após ser designado como o novo Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Campina Grande,…

14 de maio de 2024

ALPB aprova campanha de doação para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (14), o projeto de Resolução 231/2024,…

14 de maio de 2024