Categorias: Mundo

Na Colômbia, Mockus rouba a cena

PUBLICIDADE

Desde quando começaram a ser divulgadas as pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais na Colômbia, cujo primeiro turno ocorre neste domingo (30), os resultados sempre apontaram para a realização de um segundo turno – este marcado para o dia 20 de junho.

O candidato governista, Juan Manuel Santos, começou a disputa como grande favorito para dar continuidade ao governo do presidente Álvaro Uribe (2002-2010), marcado por um intenso e bem sucedido combate às redes de narcotráfico e guerrilhas – o que lhe rendeu uma popularidade em fim de mandato de 70% de aprovação.

No início de março, o economista Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (conhecido como "La U"), aparecia bem à frente da então segunda colocada, a ex-chanceler Noemí Sanín, do Partido Conservador Colombiano (PCC).
 

Foi quando a figura de um exótico matemático e filósofo de família lituana começou a ganhar destaque com uma linguagem inovadora e propostas diferentes – além de ter o respaldo de dois mandatos bem avaliados a frente à prefeitura de Bogotá, capital e maior cidade do país. Com um crescimento vertiginoso em menos de um mês nas pesquisas, Antanas Mockus, candidato do Partido Verde, é hoje nome quase certo para disputar o segundo turno contra Santos, com quem divide a preferência do eleitorado.

O último levantamento foi realizado no dia 21 de maio pelo instituto Datexco, encomendado pelo jornal "El Tiempo", que apontou para um empate técnico entre Santos (35%) e Mockus (34%)- os demais candidatos, juntos, não somam mais de 20%. Já em um eventual segundo turno, o candidato verde ganharia por um ponto (45 a 44%). Caso essa possibilidade se torne real, esta seria a primeira vez na história política contemporãnea a ter um candidato desta corrente ideológica eleito chefe de Estado de um país pelo voto direto.

Mockus começou a disputa em terceiro lugar, com distantes 10%, quando, a partir de abril, triplicou seus pontos percentuais pesquisas, rapidamente se igualando a Santos. Desde então, os dois alternam-se em primeiro lugar em uma disputa bastante acirrada. Um quadro bem diferente do de 2006, quando Mockus pleiteou a Presidência concorrendo pela Aliança Social Indígena: só obteve 1,26% dos votos. A eleição foi vencida por Uribe ainda no 1.º turno, com 62%.

Para o professor Alberto Pfeifer, do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da Universidade de São Paulo (USP), a ascensão de Mockus representa a vontade da opinião pública daquele país por mudanças e o rechaço da ideia que a eleição se torne somente um referendo sobre a continuidade da gestão Uribe. “Ninguém é contrário ao combate a uma guerrilha associada ao narcotráfico. O que há é a busca de algo a mais por parte da sociedade colombiana. E quem traz essa possibilidade do um bom desempenho econômico e social, além de êxitos no combate ao narcotráfico, com experiência comprovada, é o Sr. Mockus. Ele foi prefeito de Bogotá e seu vice (Sergio Fajardo) foi prefeito de Medellín. Tem experiência razoável no comando do Executiva, afirmou ao G1.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nacional de Patos supera o Pombal e conquista os três primeiros pontos na estreia do Paraibano 2026

O Nacional de Patos iniciou o Campeonato Paraibano 2026 com uma vitória segura, por 3…

18 de janeiro de 2026

Ainda sem Nenê, Botafogo-PB empata com Esporte de Patos na estreia do Paraibano

Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…

18 de janeiro de 2026

Treze vence Serra Branca na estreia do Paraibano com gols de Ryan e Pedro Igor

O Treze estreou no Campeonato Paraibano de 2026 com uma vitória sobre o Serra Branca,…

18 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades do Sertão paraibano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…

18 de janeiro de 2026

Hugo Motta diz que Câmara dará tramitação rápida para validar acordo Mercosul-UE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…

18 de janeiro de 2026

Campina Grande oferece 1.391 vagas de emprego através do Sine Municipal

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464