A polícia mexicana deteve nesta sexta-feira um ex-militar desertor acusado de coordenar o sequestro e assassinato de ao menos 70 imigrantes ilegais da América Central.
Édgar Huerta, conhecido como El Wache, é membro do violento cartel Los Zetas e admitiu em agosto de 2010 que liderou pessoalmente o sequestro de dois caminhões de carga no Estado de Tamaulipas, nos quais viajavam escondidos mais de 70 imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira apara os Estados Unidos.
Huerta, 22, também admitiu ter ordenado o sequestro de ao menos seis ônibus no povoado de San Fernando (em Tamaulipas), cujos passageiros foram torturados para verificar se eram membros do cartel rival do Golfo.
As vítimas foram enterradas em covas clandestinas em San Fernando, segundo o chefe da divisão antidrogas da polícia, Ramón Pequeño. Várias destas fossas fazer parte das 40 que as autoridades descobriram em abril passada e nas quais localizaram 183 cadáveres.
Huerta, detido na quinta-feira no Estado de Zacatecas junto a uma mulher, era chefe de Martín Omar Estrada Luna, apelidado de El Kilo e apontado como líder da célula do Los Zetas responsável pelos assassinatos.
O cartel Los Zetas é uma organização criada nos anos 90 e liderada por ex-militares. Ela protagoniza uma cruel luta contra o cartel do Golfo desde um racha há um ano e meio.
Folha Online
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…
O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…
A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…
A Polícia Militar apreendeu maconha, crack, cocaína, balança de precisão, embalagens para armazenar drogas, munição…
Foi tudo o que a torcida do Treze não queria. E nem imaginava que iria…