Lula critica países por corte de ajuda humanitária à Palestina

PUBLICIDADE

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, criticou ontem, domingo (18/02,) os cortes na ajuda humanitária à Palestina anunciados nas últimas semanas por diversos países. Em viagem à Etiópia, o líder brasileiro voltou a classificar como “genocídio” as ações militares perpetradas por Israel na Faixa de Gaza.

“Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças”, lamentou Lula. O presidente garantiu que o Brasil fará novo aporte de recursos para ações humanitárias na região.

Mais de 10 países – entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Suíça, Irlanda e Austrália – chegaram a suspender repasses para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), é a maior responsável por ações humanitárias implementadas na Faixa de Gaza.

Os cortes foram anunciados após Israel denunciar o envolvimento de alguns funcionários da entidade nos ataques realizados pelo grupo palestino Hamas no sul do país, em outubro do ano passado. O governo israelense também defendeu que a UNRWA fosse extinta e substituída por outras agências.

Entre os serviços sociais desenvolvidos pela entidade estão a construção e administração de escolas, abrigos para desalojados e clínicas médicas. Ela também é responsável por distribuição de alimentos. Além disso, a UNRWA é um importante contratante de mão de obra em uma região que conta com boa parte da população desempregada.

Lula disse que além de garantir nova contribuição humanitária, o Brasil vai defender na ONU que o Estado palestino seja reconhecido definitivamente como Estado pleno e soberano. O presidente brasileiro também voltou a se posicionar a favor de uma reforma na ONU, ampliando as participações no Conselho de Segurança e extinguindo o direito de veto mantido por Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a viagem que fez à África é a mais importante já realizada por ele.

“Essa continua sendo uma realização extremamente importante porque eu pude falar com quase a totalidade dos países africanos que eu nunca fiz. Se eu tivesse que visitar cada país seriam 54 viagens, o que seria impossível fazer até o final do mandato”, afirmou durante entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Segundo o presidente, a América do Sul e a África serão as regiões promissoras da nova economia global, focada na agricultura de baixo carbono e na transição energética, e ressaltou a disposição do Brasil em cooperar com o continente.

“Queremos devolver ao continente africano e forma de assistência, de possibilidade de desenvolvimento, o que eles nos deram em força de trabalho durante 350 anos”, disse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Presidente da Câmara, Hugo Motta anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

CG e JP registram ganhadores da quina da Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 52 milhões

O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (13), não teve acertadores das seis dezenas…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Roberto Carlos sofre acidente durante gravações do especial da TV Globo

O cantor Roberto Carlos sofreu um acidente na madrugada deste domingo (14), durante as gravações…

14 de dezembro de 2025