Categorias: Mundo

João Paulo II será beatificado em 2010

PUBLICIDADE

O papa João Paulo II, que morreu no dia 2 de abril de 2005, na Cidade do Vaticano, será beatificado entre abril e maio de 2010, em Roma ou na Cracóvia (Polônia), segundo publicou hoje o jornal "La Repubblica".

Segundo o diário, há quem apóie que a cerimônia seja realizada em Roma e quem prefira que aconteça na Cracóvia.

O grupo que apoia a escolha da cidade de Roma para receber a cerimônia de beatificação de Karol Wojtyla é muito mais institucional, mais ligado à Cúria vaticana e já está organizando o ato com a Prefeitura da capital, para que a canonização seja realizada na Praça de São Pedro.

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, já começou a pensar na organização do evento, tendo em vista os milhões de devotos que chegarão à cidade, caso ela realmente receba a beatificação do antigo papa.

Já a realização da cerimônia na Cracóvia, diocese dirigida por João Paulo II antes de ser eleito papa, está sendo considerada pelo Vaticano tanto no terreno diplomático quanto no eclesiástico.

Segundo o jornal, o que já foi determinado é que a beatificação de João Paulo II acontecerá entre abril e maio de 2010.

Detalhes mais precisos, segundo o "La Repubblica" serão divulgados na próxima quarta-feira, na igreja dos poloneses de São Estanislao, em Roma, durante a apresentação do livro "Um Papa Que Não Morre. A Herança de João Paulo II", escrito por Gian Franco Svidercoschi.

Em 2008, o papa Bento XVI autorizou o início do processo de beatificação sem que fosse necessário esperar os cinco anos depois da morte de João Paulo II, como estabelece o Código de Direito Canônico, mas assegurou que não haverá mais exceções ao procedimento.

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Efraim Filho revela decepção por Leá Toscano apoiar Cícero: “Na campanha dela, pra quem ela foi pedir socorro?”

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), lamentou nesta terça-feira…

30 de dezembro de 2025

“Não acredito que Romero vai ser vice de ninguém”, afirma Efraim Filho

A possibilidade do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) ocupar a vaga de vice-governador em alguma…

30 de dezembro de 2025

De olho no Senado, Azevêdo vê polarização travar o país: “Os grandes problemas estão ficando de lado”

Ainda durante o programa Hora H, da TV Norte-PB, apresentado pelo jornalista Heron Cid, o…

30 de dezembro de 2025

Presidente da OAB-PB avalia cenário jurídico do novo pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, avaliou nesta…

30 de dezembro de 2025

Ministério do Turismo aponta Paraíba como destino completo para o verão no Nordeste

O Ministério do Turismo destacou a Paraíba como um dos destinos mais completos do país…

30 de dezembro de 2025

Prefeitura de Alhandra nomeia mais aprovados em concurso público

A Prefeitura de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, nomeou nesta terça-feira (30), os 82…

30 de dezembro de 2025