Categorias: Mundo

Israelenses e palestinos chegam ao Egito para discutir fim da guerra

PUBLICIDADE

 Israelenses e palestinos abriram negociações no Cairo nesta segunda-feira (11) para tentar encerrar o conflito na Faixa de Gaza e o bloqueio imposto ao enclave, disse a agência de notícias estatal egípcia Mena.

Dia 9: Israelenses e militantes de Gaza mantêm conflito e desafiam esforços por trégua

Negociações indiretas estão sendo mediadas pelo Egito e começaram um dia após ambos os lados concordarem em dar início a uma trégua de 72 horas.

Trégua

Israel e palestinos concordaram no domingo com uma proposta do Egito de um cessar-fogo de 72 horas em Gaza com início às 21h (18h de Brasília), disseram líderes de ambos os lados.

"Israel aceitou a proposta do Egito", disse uma autoridade israelense, acrescentando que os negociadores israelenses retornariam ao Cairo na segunda-feira para retomar negociações indiretas com os palestinos caso a trégua seja respeitada.

A equipe israelense voou de volta para o país na sexta-feira antes de um cessar-fogo anterior de três dias expirar, e as hostilidades no conflito, que já dura um mês, reiniciarem. Um porta-voz do Hamas disse que as facções palestinas aceitaram o chamado egípcio e que as conversas no Cairo vão continuar.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores egípcio pediu que "os dois lados explorem essa trégua para retomar negociações indiretas imediatamente e trabalhem rumo a um acordo de cessar-fogo compreensivo e duradouro".

 Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que "Israel não irá negociar sob fogo" e alertou sobre uma prolongada campanha militar israelense na Faixa de Gaza se os foguetes continuarem.

O Hamas exigiu o fim do bloqueio israelense e egípcio no território e a abertura do porto de Gaza – um projeto que Israel diz que só deveria ser abordado em futuras conversas sobre um acordo permanente de paz com os palestinos.

Os ataques aéreos israelenses e bombardeios neste domigno mataram cinco palestinos em Gaza, incluindo um menino de 14 anos e uma mulher, disseram médicos, no terceiro dia de retomada das agressões.

Desde que o cessar-fogo anterior expirou, os foguetes palestinos tiveram como alvo kibutz israelenses, ou fazendas coletivas, perto da fronteira, no que aparenta ser uma estratégia para diminuir o moral do Estado judeu sem acarretar em mais uma invasão por terra na Faixa de Gaza.

Dia 8: Israel retoma ataques contra o Hamas após fim do cessar-fogo na Faixa de Gaza

Um mês de ataques deixou 1.895 palestinos e 67 israelenses mortos, enquanto devastou grande parte de Gaza. Mas as pressões internacionais por um cessar-fogo se enfraqueceram devido a outras crises internacionais, como no Iraque e na Ucrânia, o que distraiu as potências internacionais.

No entanto, a violência nos últimos três dias foi menos intensa, com redução de ataques de ambos os lados. Israel retirou as forças de terra de Gaza na terça-feira.

IG

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero celebra presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima na Capital durante missa e cortejo no Centro Administrativo

A manhã desta quarta-feira (15) foi especial para os fiéis católicos, em João Pessoa, que…

15 de maio de 2024

Cida sobre reunião da nacional do PT para decidir posição em JP: “Única pré-candidatura oficializada é a minha”

Em meio às articulações do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e da executiva nacional do…

15 de maio de 2024

Cícero entrega triciclos elétricos de carga para catadores de coleta seletiva

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quarta-feira (15), na sede da Autarquia Especial Municipal de…

15 de maio de 2024

Potencial econômico do Nordeste desperta interesse de empresários e governo belgas

Empreendedores e autoridades do país confirmaram presença no Brasil no segundo semestre para prospectar novos…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024