Imagem meramente ilustrativa - Conflito é registrado em Gaza, no Oriente Médio - (Foto: Agência Brasil)
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou nesta terça-feira (24) que o Irã violou o cessar-fogo, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que Israel responderá ao ataque “com força”.
Katz afirmou que instruiu o exército israelense a “responder com força à violação do cessar-fogo por parte do Irã, com ataques de alta intensidade contra alvos do regime no coração de Teerã”.
Segundo a autoridades israelense, a resposta se deve a “violação flagrante do cessar-fogo declarado pelo presidente dos Estados Unidos — com o lançamento de mísseis em direção a Israel — e em conformidade com a política do governo israelense de responder com força a qualquer violação”, diz a agência de notícias Reuters.
A Força de Defesa de Israel também confirmou a violação pelas redes sociais. “Há pouco tempo, alertas foram ativados no norte do país após a descoberta de mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel”, diz o comunicado.
Segundo a agência de notícias Reuters, a TV ISNA, do Irã, afirmou que as notícias sobre um ataque com mísseis contra Israel após a entrada em vigor do cessar-fogo são falsas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou pelas redes sociais nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo.
O anúncio veio horas depois da ofensiva iraniana à bases americanas no Catar e no Iraque, uma resposta aos bombardeios de Washington a instalações nucleares dos persas no último fim de semana. O acordo teria sido mediado pelo Emir do Catar.
Segundo o americano, “o Irã iniciará o cessar-fogo e, após a 12ª hora, Israel iniciará o cessar-fogo e, após a 24ª hora, o fim oficial da guerra de 12 dias será saudado pelo mundo”.
Trump também disse que cada país permanecerá “pacífico e respeitoso” durante o cessar-fogo. Ele parabenizou os países “por terem a resistência, a coragem e a inteligência de encerrar o que deve ser chamado de ‘A Guerra de 12 dias’”.
Após o anúncio de Trump, o ministro do Exterior do Irã, Sayed Abbas Araghchi, publicou um comunicado na rede social X negando que haja acordo entre as partes.
“Até o momento, não há acordo sobre qualquer cessar-fogo ou cessação de operação militares. No entanto, desde que o regime israelense cesse sua agressão ilegal contra o povo iraniano até as 4h, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso. A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde”, disse.
Já um porta-voz do exército de Israel afirmou ao The New York Times que não iria comentar.
Band/UOL
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (13), não teve acertadores das seis dezenas…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…
O cantor Roberto Carlos sofreu um acidente na madrugada deste domingo (14), durante as gravações…
Um homem foi preso no bairro Valentina Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa, após ser…
Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…
Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…