Categorias: Mundo

Israel acusa Irã de violar cessar-fogo anunciado por Trump e diz que responderá ‘com força’

PUBLICIDADE

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou nesta terça-feira (24) que o Irã violou o cessar-fogo, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que Israel responderá ao ataque “com força”.

Katz afirmou que instruiu o exército israelense a “responder com força à violação do cessar-fogo por parte do Irã, com ataques de alta intensidade contra alvos do regime no coração de Teerã”.

Segundo a autoridades israelense, a resposta se deve a “violação flagrante do cessar-fogo declarado pelo presidente dos Estados Unidos — com o lançamento de mísseis em direção a Israel — e em conformidade com a política do governo israelense de responder com força a qualquer violação”, diz a agência de notícias Reuters.

A Força de Defesa de Israel também confirmou a violação pelas redes sociais. “Há pouco tempo, alertas foram ativados no norte do país após a descoberta de mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel”, diz o comunicado.

Segundo a agência de notícias Reuters, a TV ISNA, do Irã, afirmou que as notícias sobre um ataque com mísseis contra Israel após a entrada em vigor do cessar-fogo são falsas.

Cessar-fogo anunciado por Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou pelas redes sociais nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo.

O anúncio veio horas depois da ofensiva iraniana à bases americanas no Catar e no Iraque, uma resposta aos bombardeios de Washington a instalações nucleares dos persas no último fim de semana. O acordo teria sido mediado pelo Emir do Catar.

Segundo o americano, “o Irã iniciará o cessar-fogo e, após a 12ª hora, Israel iniciará o cessar-fogo e, após a 24ª hora, o fim oficial da guerra de 12 dias será saudado pelo mundo”.

Trump também disse que cada país permanecerá “pacífico e respeitoso” durante o cessar-fogo. Ele parabenizou os países “por terem a resistência, a coragem e a inteligência de encerrar o que deve ser chamado de ‘A Guerra de 12 dias’”.

Ministro do Exterior do Irã negou acordo de cessar-fogo

Após o anúncio de Trump, o ministro do Exterior do Irã, Sayed Abbas Araghchi, publicou um comunicado na rede social X negando que haja acordo entre as partes.

“Até o momento, não há acordo sobre qualquer cessar-fogo ou cessação de operação militares. No entanto, desde que o regime israelense cesse sua agressão ilegal contra o povo iraniano até as 4h, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso. A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde”, disse.

Já um porta-voz do exército de Israel afirmou ao The New York Times que não iria comentar.

Band/UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CG e JP registram ganhadores da quina da Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 52 milhões

O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (13), não teve acertadores das seis dezenas…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Roberto Carlos sofre acidente durante gravações do especial da TV Globo

O cantor Roberto Carlos sofreu um acidente na madrugada deste domingo (14), durante as gravações…

14 de dezembro de 2025

Homem é preso com veículo usado em roubos a farmácias em João Pessoa

Um homem foi preso no bairro Valentina Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa, após ser…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025