Categorias: Mundo

Iêmem também começa a viver revolta popular contra ditador

PUBLICIDADE

Um poderoso general ligado ao presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, expressou seu apoio nesta segunda-feira (21) à manifestação pró-democracia, exigindo que o governante, há 32 anos no poder, deixe a Presidência. "Nós anunciamos nosso apoio pacífico para a revolução pacífica dos jovens e suas demandas e cumprimos nosso dever … de garantir a segurança e a estabilidade na capital", disse o general Ali Mohsen em uma entrevista ao canal ‘Al Jazeera’.

Comandante militar da zona noroeste do Iêmen, o general fez referências a demissões recentes de figuras políticas e militares, mas não chegou a anunciar sua própria renúncia.

Tanques do Exército cercaram na manhã desta segunda-feira o palácio presidencial em Sanaa, com a presença de dezenas de blindados. Segundo a rede de TV ‘Al Arabiya’, o presidente disse que tem o apoio da maioria da população e que ‘resistirá’.
 

Ele é o primeiro militar de alta patente que se une aos protestos contra o regime do presidente Ali Abdullah Saleh, que se intensificaram no fim de semana após a morte de 52 manifestantes na Praça de la Universidade.

Os embaixadores do Iêmen na Arábia Saudita e Kuwait, Mohammad Alí al Ahwal e o xeque Khaled Rajeh, respectivamente, também se somaram aos protestos contra o presidente Ali Abddulah Saleh.

Mais cedo, o governador de Aden, a segunda maior cidade do Iêmen, Ahmad Qaatabi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (21), em um momento de muitas demissões no país.

Aden está na vanguarda dos protestos contra o presidente Ali Abdullah Saleh. Várias pessoas morreram nesta cidade em ataques das forças de segurança desde o início das manifestações, no fim de janeiro.

Nesta segunda-feira, dezenas de oficiais do Exército iemenita se uniram aos protestos contra o regime, segundo os manifestantes reunidos na Universidade de Sanaa. O chefe de Estado destituiu o governo no domingo.
 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após recomendação do MPPB, comandante da Guarda Civil de Bayeux é exonerado

A Prefeitura de Bayeux anunciou a exoneração do comandante da Guarda Civil Municipal, Kleber Renato…

12 de dezembro de 2025

Em Brasília, Aguinaldo Ribeiro acompanha João em reunião estratégica com ministro da Fazenda

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro destacou nessa quinta-feira (11) a importância de uma agenda estratégica…

12 de dezembro de 2025

Varejo da Paraíba mantém 3ª maior taxa de crescimento do País no ano, revela IBGE

Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado, o varejo da Paraíba resiste…

12 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13° salário dos servidores de João Pessoa é antecipada para esta sexta-feira; dinheiro já está na conta

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira…

12 de dezembro de 2025

Universidades públicas da Paraíba vão abrir quase 22 mil vagas no Sisu 2026

O futuro sendo traçado a partir do conhecimento. O sonho da conquista do diploma superior…

12 de dezembro de 2025

Armas, drogas e menor são apreendidos em megaoperação da PM em João Pessoa

A Polícia Militar da Paraíba deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), mais uma etapa…

12 de dezembro de 2025