Ser um “influencer”, termo da moda para pessoa famosa na internet, não é algo que costuma acontecer do dia para a noite. No entanto, milhares de brasileiros acabaram enganados por uma corrente no Instagram prometendo que a marca Adidas selecionaria 100 pessoas que compartilhassem determinada imagem e seguissem um perfil passariam a ser patrocinados pela empresa.
Obviamente é tudo uma mentira.
A campanha pedia para que as pessoas publicassem uma imagem divulgando a “promoção” para participarem, criando um efeito viral. Ao mesmo tempo, as pessoas usavam a hashtag #adidasinfluenciadores e precisavam seguir o perfil de mesmo nome, mas no fim das contas não havia prêmio.
Depois de milhares de pessoas serem enganadas, o perfil que prometia a premiação simplesmente mudou de nome e tornou a conta privada; desde então, vários clones já surgiram repubicando a mesma imagem. Ao entrar na página oficial da Adidas, a descrição também deixa bem claro que não há qualquer tipo de promoção em andamento.
Em casos como esse, a expectativa do golpista é bem simples: angariar o maior número de seguidores possível. Com milhares de pessoas acompanhando uma conta, é possível usá-la para dois fins: vendê-la para alguém interessado em ter um perfil próprio com milhares de seguidores ou usá-la para distribuir spam. Assim, não é uma boa ideia participar da “promoção”.
Olhar Digital
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
No livro “O descontentamento da democracia”, o professor de Harvard, Michael Sandel, examina as causas…
Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…
Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…
Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…