O gabinete israelense deve votar nesta quinta-feira (16) sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns muito aguardado entre o Hamas e Israel.
A resolução, que deve entrar em vigor no próximo domingo (19), proporcionaria o primeiro alívio da guerra para a população na Faixa de Gaza em mais de um ano, e apenas o segundo desde que o bombardeio israelense começou há 15 meses.
As famílias dos reféns expressaram alegria e alívio após o anúncio do acordo, que inicialmente teria 33 reféns mantidos em Gaza libertados em troca de centenas de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
O acordo: A primeira fase do acordo de três etapas inclui um cessar-fogo de 42 dias, uma retirada das tropas israelenses, uma troca de reféns — incluindo civis e mulheres, soldados, crianças, idosos e doentes — e prisioneiros, e um influxo de ajuda humanitária para Gaza. Os reféns dos EUA mantidos em Gaza serão libertos na primeira fase. Mas muitos dos detalhes do acordo e o cronograma permanecem obscuros.
Pelo menos 12 pessoas foram mortas e 20 ficaram feridas quando uma ofensiva de Israel atingiu uma área residencial na cidade de Gaza, comunicou a defesa civil do território.
Os ataques também atingiram Nuseirat, no centro da região e na área sul de Khan Younis, matando pelo menos 11 pessoas, segundo autoridades hospitalares e a defesa civil do local.
Chance de acabar com a guerra: A segunda e a terceira fases do cessar-fogo ainda precisam ser negociadas durante a primeira etapa. Essas negociações começariam no 16º dia da implementação do acordo, conforme uma autoridade israelense.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as negociações irão além do cessar-fogo temporário anunciado na quarta-feira e incluirão a libertação de mais reféns, o início da reconstrução de Gaza e “um fim permanente da guerra”.
CNN
Após o sucesso de "O Agente Secreto", que conquistou dois Globo de Ouro e levou quatro…
Governo do Brasil inicia, nesta segunda-feira (26.01), mais uma etapa de implementação do Programa Gás…
A partir desta segunda-feira (26), 49.017 famílias de João Pessoa passam a ser beneficiadas pelo…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26) que…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…
O presidente estadual do PSD na Paraíba e ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima, confirmou nesta…