Filho de brasileiros, deputado republicano dos EUA George Santos é preso por vários crimes

Nesta quarta-feira, o deputado republicano George Santos, filho de brasileiros, foi detido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Santos, acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, se entregou em um tribunal de Nova York, após ter sido convocado a depor.

George Santos, de 34 anos, foi eleito para a Câmara de Deputados dos EUA em novembro do ano passado, pelo Partido Republicano. Sua eleição foi notável, uma vez que ele se tornou o primeiro republicano abertamente gay a conquistar um assento no órgão legislativo do país.

No entanto, pouco após sua eleição, o jornal “The New York Times” e outros veículos de comunicação expuseram o fato de que Santos havia falsificado grande parte de seu currículo, incluindo detalhes sobre sua vida pessoal e profissional, além da trajetória de sua mãe.

Embora tenha admitido as mentiras, Santos minimizou o caso e se recusou a renunciar ao cargo. Na terça-feira, promotores federais formalizaram as acusações criminais contra ele. As acusações incluem sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações de mentir à Câmara dos Deputados.

Uma comissão da Câmara dos Deputados também está investigando as acusações contra Santos. Após a detenção desta quarta-feira, o líder republicano na Câmara tomará medidas adicionais em relação ao caso.

Segundo o “The New York Times”, Santos poderá ser liberado mediante o pagamento de fiança, desde que se comprometa a comparecer ao tribunal sempre que solicitado.

As mentiras contidas no currículo de Santos incluem afirmações de que ele possuía diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, embora nenhuma das instituições tenha registro de sua frequência. Ele também afirmou ter trabalhado nos bancos Goldman Sachs e Citigroup, além de alegar ser judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Outra inverdade foi a declaração de que sua mãe era uma das sobreviventes do atentado às Torres Gêmeas de Nova York em 2001.

Além das informações falsas, Santos não havia divulgado publicamente que foi casado com uma mulher por vários anos, até 2019.

O caso de George Santos despertou uma série de questionamentos sobre a verificação de informações em campanhas eleitorais nos Estados Unidos e a responsabilidade dos candidatos em apresentar fatos verdadeiros sobre suas trajetórias pessoais e profissionais.

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026