Categorias: Mundo

Fiéis se despedem do papa no último dia do velório na Basílica de São Pedro

PUBLICIDADE

O adeus a Francisco. O Vaticano finaliza nesta sexta-feira (25) os preparativos para o funeral do papa Francisco, que acontecerá na manhã de sábado (26).  Este é o terceiro e último dia da cerimônia de despedida do pontífice, com o caixão sendo fechado às 15h (no horário de Brasília).

Os fiéis terão até esta noite para passar em frente ao caixão aberto do pontífice para uma última homenagem na Basílica de São Pedro. Os cardeais presentes no Vaticano voltaram a se reunir esta manhã, depois que a Terceira Congregação Geral dos Cardeais foi aberta, na quinta-feira (24), antes do conclave que irá escolher o novo chefe da Igreja Católica.

Ao todo, 50 chefes de Estado e 10 monarcas confirmaram presença no funeral do papa Francisco, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, da França, Emmanuel Macron, o príncipe William, do Reino Unido, entre outros. Os líderes internacionais devem chegar a Roma nesta sexta-feira, onde são esperadas até 200.000 pessoas para o enterro. 

Segundo informou a Secretaria de Estado da Santa Sé, 130 delegações estrangeiras estarão presentes ao funeral do papa, na manhã de sábado. Medidas de segurança foram reforçadas no Vaticano para receber os convidados de honra.

O presidente Lula e a primeira-dama Janja viajaram a Roma acompanhados por uma comitiva de 18 pessoas, entre parlamentares e autoridades. Estarão presentes os chefes dos três poderes da República: Hugo Mota, da Câmara Federal, Davi Alcolumbre, do Senado, e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O “papa dos pobres”

Desde a manhã de quarta-feira (24), longas filas se formaram dia e noite para entrar na Basílica de São Pedro, onde o corpo do papa está sendo velado. Até a manhã desta quinta-feira, 128 mil pessoas de todas as partes de mundo foram homenagear de perto o papa Francisco. 

A multidão enfrenta horas de espera para conseguir passar apenas alguns instantes ao lado do caixão papal. Na multidão, há católicos praticantes e também turistas.

A Basílica de São Pedro ficará aberta até as 19h pelo horário local (14h em Brasília). Depois, o caixão será fechado, em um ritual que inclui rezas em latim. De forma inédita na história da Igreja Católica, o corpo do papa Francisco será acolhido por um grupo de pessoas pobres e não pelo cardeal lituano, Rolandas Makrickas, que é o responsável pela Basílica de Santa Maria Maior, local do sepultamento.

Foto: EPA via BBC

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025