O empresário Sebastián Piñera, 60, candidato da opositora Coalizão pela Mudança à Presidência do Chile, votou em Santiago ao lado da esposa, Cecilia Morel, e do filho Cristóbal.
Apontado como favorito pelas pesquisas, ele demonstrou otimismo. "Dias melhores virão para o Chile", disse o empresário, que no caso de uma eventual vitória colocaria fim a duas décadas de governo da aliança de centro-esquerda Concertación.
"Todos sabemos que haverá segundo turno" na eleição presidencial, diz Bachelet
Direita tem chance de vencer no Chile pela 1ª vez em 20 anos
Chile vota pela primeira vez sem Pinochet, mas legado de ex-ditador persiste
De olho no segundo turno no Chile, Frei antecipa mea-culpa
Piñera tenta pela terceira vez chegar ao Executivo nacional. Em 1999, ele teve de abandonar a candidatura em plena campanha para ceder espaço a Joaquín Lavín, que foi o representante da Coalizão pela Mudança.
Seis anos mais tarde, em 2005, foi ao segundo turno da disputa, mas acabou derrotado pela atual presidente, Michelle Bachelet.
Agora, desponta como favorito. Pesquisas de intenção de voto dão a Piñera índices de respaldo que superam os 40%, o que no mínimo já lhe garante a passagem para o segundo turno.
Hoje pela manhã, antes de se dirigir ao Liceu Miguel de Cervantes, onde votou, Piñera saiu para caminhar.
Além disso, conversou com a imprensa e pediu votos aos chilenos. "Sentimos o apoio das pessoas e queremos pedir a elas que votem hoje com liberdade", afirmou. "Quando estiverem na urna, sozinhas com sua consciência, peço que pensem em seus filhos e no futuro."
Em tom de brincadeira, ele também cumprimentou seus adversários na disputa. "Parabenizo meus três adversários, que são meus três amigos, pois chegamos até aqui vivos, o que não é pouca coisa", disse.
"Reconheço que fizeram uma campanha com muita força e entusiasmo, e pedirei aos três que sigam colaborando", complementou. Piñera deverá acompanhar o restante da jornada reunido com partidários.
Folha
Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…