Categorias: Mundo

Facebook sai do ar e tem a maior pane em mais de 4 anos

PUBLICIDADE

 Após ficar fora do ar durante a tarde desta sexta-feira (1º), o Facebook classificou o incidente que deixou a rede social fora do ar por duas horas e meia como a “pior interrupção” em mais de quatro anos. Para corrigir um erro, empresa teve de desligar a rede social.

“Essa é a pior interrupção que nós tivemos em mais de quatro anos, e nós queríamos nos desculpar por isso antes de tudo”, afirmou Robert Johnson, porta-voz do Facebook.

O Facebook já havia pedido desculpas pela instabilidade que impediu usuários de acessar não somente a rede social mas também de entrar no aplicativo de fotos Instagram, que pertence à empresa. Recursos do Facebook, como os botões “curtir” e “recomendar”, presentes em sites de notícia também não funcionavam. A empresa também forneceu os detalhes técnicos que causaram a instabilidade.

O problema

A pane foi causada por um erro na configuração do sistema automático que verifica valores de cache, que acabou causando um efeito dominó. Tudo começou quando a rede social mudou nesta sexta uma alteração nos padrões técnicos adotados pela plataforma.

Quando os usuários tentavam se conectar a uma ferramenta do Facebook, eram gerados valores inválidos como resposta. Como cada tentativa de acesso gerava uma tentativa de correção, a base de dados foi inundado com consultas que, segundo o Facebook, chegaram a centenas de milhares por segundo.
Mesmo quando o sistema conseguia consertar o problema inicial, tinha que lidar com as consultas pendentes. Além disso, toda vez que a base de dados tentava resolver uma falha de acesso e falhava, isso gerava mais consultas.

“O jeito de parar o ciclo de feedback foi muito doloroso –nós tivemos que interromper todo o tráfego a essa base de dados, o que significou desligar o site. Uma vez que as bases de dados estavam recuperadas e a causa do problema foi consertada, nós permitimos aos poucos que mais pessoas voltassem ao site”, informou Johnson.

Alô? É da polícia?

Durante o tempo em que o Facebook não pôde ser acessado, alguns norte-americanos decidiram ligar para a polícia e pedir para que tomasse uma providência a respeito da pane.

A reação inusitada ao pânico causado pela maior rede social do mundo fora do ar foi narrada no Twitter pelo sargento Burton Brink, do Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA). O Facebook é acessado por 1,32 bilhão de pessoas no mundo todo.

“O #Facebook não é um problema da lei, por favor não nos ligue sobre ele estar fora do ar, nós não sabemos quando o FB estará de volta!”, escreveu o policial às 9h37 do horário local (13h37 de Brasília).

Usuários afirmaram conseguir entrar no site, mesmo com ele saindo ar, usando o endereço beta.facebook.com. Eles relataram o fato em outras redes sociais.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024