Os Estados Unidos conseguiram progressos suficientes no último ano no Afeganistão para iniciar uma "redução responsável" das tropas a partir de julho de 2011, segundo um relatório que revisa a estratégia do governo de Barack Obama no conflito divulgado nesta quinta-feira.
Obama anunciou no ano passado, no momento em que Washington enviou 30 mil soldados a mais ao Afeganistão, que as tropas americanas pretendiam iniciar o retorno para casa em julho de 2011, de acordo com a situação no campo de batalha.
Mas apesar da promessa de início da redução das tropas, a data chave para a política americana no Afeganistão é 2014, ano em que os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram, em uma reunião de cúpula no mês passado, em transferir o controle da segurança às forças de segurança afegãs.
O relatório afirma ainda que a estratégia do presidente Obama de aumentar os efetivos militares conseguiu conter o avanço dos talebans em grande parte do Afeganistão, mas destaca que as conquistas continuam sendo frágeis e reversíveis.
Folha
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…
Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…
O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…
Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…