Eleições EUA: debate foi marcado por pressão de Kamala sobre Trump

PUBLICIDADE

Kamala Harris deixou iscas para Donald Trump durante quase toda a 1 hora e 45 minutos do seu primeiro e potencialmente único debate na disputa à Presidência dos EUA na noite de terça-feira – e Trump caiu em todas.

A vice-presidente preparou-se extensivamente para o debate e salpicou quase todas as respostas com comentários destinados a enfurecer o ex-presidente. Ela disse a Trump que os líderes mundiais estavam rindo dele e que os líderes militares o chamaram de “desgraça”. Ela chamou Trump de “fraco” e “errado”. Ela disse que Trump foi demitido por 81 milhões de eleitores – o número que votou no presidente Joe Biden em 2020.

Poucos momentos destacaram a diferença entre o desempenho de Biden no debate de junho e o de Harris na terça-feira quanto o debate sobre o aborto.
A vice-presidente, que há muito tempo é uma das mais fortes representantes do governo em matéria de direitos reprodutivos, foi capaz de responder à defesa do ex-presidente da sua política de aborto de uma forma que Biden não conseguiu.

Trump e Harris tropeçam em diplomacia

Se alguém no palco na terça-feira tem um plano claro, ponto por ponto, para acabar com as guerras em Gaza e na Ucrânia, não o partilhou com os telespectadores em casa.

Questionada sobre como ela garantiria a paz em Gaza, Harris primeiro lembrou os horrores dos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 dentro de Israel. Ela fez algumas críticas moderadas à resposta de Israel, um bombardeio contínuo que matou dezenas de milhares de palestinos, antes de se voltar para o seu apoio a uma solução de dois Estados, ao direito de Israel de se defender e ao compromisso de reconstruir Gaza.

Kamala Harris e Donald Trump se cumprimentaram ao entrarem no palco. Kamala foi até Trump e estendeu a mão, e ele aceitou o cumprimento. Entretanto, na saída do palco, eles não interagiram.

A vice-presidente falou sobre a classe média e corte de impostos. A democrata aproveitou para atacar o republicano e suas políticas econômicas.

Em seguida, Kamala destacou que o público ouviria no debate desta noite o mesmo “livro de jogadas antigo” e mentiras. “O que você vai ouvir é um plano detalhado e perigoso chamado Projeto 2025, que o ex-presidente quer implementar se for reeleito”, destacou.
Aborto

O aborto é um dos principais temas discutidos na campanha presidencial dos Estados Unidos. Trump é criticado devido à revogação da Roe v. Wade, uma decisão da Suprema Corte dos EUA que garantia o direito ao aborto legal em todo o país.

A decisão foi derrubada em 2022 pela própria Suprema Corte, que possui maioria conservadora, graças às indicações de Trump.

O republicano destacou que “todos” queriam que esse tema fosse discutido pelos estados.

Trump e Kamala trocam acusações sobre inflação, aborto, imigração e Putin em 1º debate

Embate pode ser decisivo na reta final da campanha; pesquisas indicam que disputa está acirrada.
ransição pacífica de poder

Questionado sobre a invasão do Capitólio dos EUA, a sede do Congresso americano, em 6 de janeiro de 2021, Donald Trump disse que não teve “nada a ver com aquilo além de fazer um discurso”.

Kamala Harris, por sua vez, pontou que Trump incitou uma multidão violenta a atacar o Capitólio. “Não temos que voltar para o passado. Não vamos voltar para o passado. Vamos virar a página”, adiciono

Kamala Harris reforçou que Israel tem o direito de se defender, mas destacou que “palestinos demais” foram mortos, incluindo crianças. “Essa guerra deve acabar. Deve acabar imediatamente. E a maneira com a qual ela vai acabar é que precisamos de um cessar-fogo e precisamos dos reféns soltos”, ponderou.

A vice-presidente também destacou apoio à Solução de Dois Estados, uma proposta na qual há a existência pacífica de um Estado palestino e um Estado israelense

Kamala fala de “visões diferentes” nas considerações finais

A vice-presidente dos Estados Unidos destacou durante as considerações finais que foram expostas no debate duas visões diferentes para o país, sendo uma focada no futuro e outra no passado.

 

“Serei uma presidente que protegerá nossos direitos e liberdades fundamentais, incluindo o direito das mulheres de tomarem a decisão sobre seus próprios corpos, e não o governo dizer o que elas devem fazer”, ponderou.

 

Trump ataca Kamala nas considerações finais

O ex-presidente dos Estados Unidos questionou a fala de Kamala Harris, pontuando que a democrata “disse que faria isso, aquilo… por que ela não fez?”.

 

Ele alegou ainda que os EUA são uma nação que está falhando e em declínio. Além disso, afirmou que as guerras atuais podem gerar a terceira guerra mundial.

Trump encerrou sua fala chamando o presidente Joe Biden e Kamala Harris de “o pior presidente e a pior vice-presidente da história do nosso país. (Com a CNN)

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025