Categorias: Mundo

Corpo de Bin Laden foi sepultado no mar, diz imprensa dos EUA

PUBLICIDADE

O corpo de Osama bin Laden, chefe da Al Qaeda, foi sepultado no mar de acordo com a lei e a tradição islâmicas, informam os meios de comunicação americanos – entre eles, a rede de televisão local NBC e o jornal The New York Times.

As práticas islâmicas requerem que o corpo seja enterrado nas 24 horas posteriores ao seu falecimento.

Segundo disseram fontes oficiais ao canal ABC, a decisão foi tomada porque encontrar um país disposto a sepultar o terrorista mais procurado do mundo parecia uma missão complicada demais.

De acordo com a rede, após ter o corpo de Bin Laden sob custódia, os americanos o levaram ao Afeganistão em helicóptero e confirmaram sua identidade.

Um funcionário dos Estados Unidos disse que o cadáver foi sepultado no mar às 2h, hora de Washington (3h, em Brasília), “de conformidade com a prática islâmica”.

O jornal The New York Times também afirma que o corpo de Bin Laden foi "enterrado no mar", sem oferecer mais detalhes, ao mesmo tempo em que a rede CNN, citando um funcionário da administração dos EUA, explicou que o cadáver do líder da Al Qaeda foi sepultado "segundo a tradição islâmica".

"Um alto funcionário de segurança nacional acrescentou que se tinham várias confirmações de que o corpo era o de Bin Laden, incluindo imagens do corpo e do rosto", acrescentava a CNN, embora o oficial não tenha explicado se foram realizados teste de DNA.

Americanos queriam evitar santuário para Bin Laden, diz The Guardian

Já segundo o jornal britânico The Guardian, havio o medo de que sua suposta sepultura em terra se transformasse em um santuário para os islâmicos. No entanto, o temor é, provavelmente, sem fundamento, uma vez que os costumes do Islã rejeitam tais coisas. Mesmo os reis da Arábia são enterrados em sepulturas sem identificação.

Já o sepultamento no mar é comum na religião, embora vários sites muçulmanos digam que ela é permitida em certas circunstâncias.

Uma delas é quando o cadáver enfrenta uma viagem longa, na qual o corpo pode se decompor antes de o navio chegar à terra. A outra é quando existe um risco de inimigos cavar uma sepultura de terra, exumar ou mutilar o corpo – uma regra que poderia plausivelmente ser aplicado no caso de Bin Laden.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda (2) (horário de Brasília) a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda quase dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro nos EUA, liderados por ele.

A imprensa americana começou a veicular a morte do homem mais procurado do mundo no final da noite deste domingo (1º). A confirmação oficial veio momentos depois, na voz do presidente.

– Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo.

Em um discurso emotivo, dirigido ao povo americano e transmitido ao vivo para o mundo inteiro, Obama relembrou o drama das famílias de pessoas mortas durante os atentados de 11 de setembro de 2001.

– Há quase dez anos, sofremos o pior ataque de nossa história. Um dia que nunca sairá de nossa memória. Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita.
 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Léo Bezerra revela que não recebeu convite para posse do novo diretório do PSB em João Pessoa

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou que até o momento não recebeu…

15 de janeiro de 2026

Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

15 de janeiro de 2026

Ministério Público aciona justiça para cobrar instalação de salas especiais em escolas estaduais na Capital

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública para que o Estado…

15 de janeiro de 2026

Família busca informações sobre desaparecimento de jovem em João Pessoa

A família de Lucas Rodrigues está em busca de informações que possam ajudar a localizar…

15 de janeiro de 2026

Ronaldo Barbosa evita comentar situação de Léo Bezerra e foca na posse como presidente do PSB em João Pessoa

O futuro presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, evitou comentar a situação do…

15 de janeiro de 2026

Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa acusa Guga Pet de fazer uso político da causa animal: “Verdadeiro parasita”

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, fez duras críticas ao vereador…

15 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464