Categorias: Mundo

Coreia do Norte testa novo sistema antiaéreo

PUBLICIDADE

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um teste bem-sucedido de um novo sistema antiaéreo, anunciou neste sábado (2) a agência oficial norte-coreana KCNA.

Este é o mais recente de uma série de testes de mísseis realizados recentemente por Pyongyang em um contexto de forte tensão na península dividida.
Foi anunciado por ocasião da cúpula sobre segurança nuclear realizada em Washington.

"Kim dirigiu o teste de um sistema antiaéreo teleguiado de um novo tipo e, sob sua observação, foram lançados foguetes antiaéreos que impactaram com precisão falsos alvos aéreos inimigos", indicou a KCNA.

No dia 29 de março, a Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste do país. O míssil foi disparado próximo da cidade costeira de Wonsan, percorreu cerca de 200 quilômetros rumo ao nordeste e "fez contato" com o território continental, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.

Kim Jong Un presidiu uma série de lançamentos de mísseis de curto alcance nas últimas semanas, o que a mídia estatal da Coreia do Norte caracterizou como uma reação a sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em função de seu quarto teste nuclear em janeiro passado.

A Coreia do Norte seguirá em frente com seus programas nuclear e de mísseis balísticos, desafiando os Estados Unidos e seus aliados, afirmou So Se Pyong, embaixador norte-coreano na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, à Reuters na sexta-feira (1), dizendo que no momento existe um estado de "semi-guerra" na dividida península.

So Se Pyong criticou os grandes exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul em andamento, que disse terem como meta a "decapitação da liderança suprema da República Popular Democrática da Coreia".

A Coreia do Norte realizou um quarto teste nuclear no dia 6 de janeiro e lançou um foguete de longo alcance em fevereiro. Também nesta sexta-feira, os militares sul-coreanos afirmaram que seu vizinho do Norte disparou um míssil no mar ao longo de sua costa leste.

"Se os Estados Unidos continuarem, temos que adotar contramedidas também. Temos que desenvolver, e temos que usar mais dissuasão, dissuasão nuclear", disse em uma entrevista So, que também é o enviado de Pyongyang à Conferência sobre o Desarmamento, patrocinada pela ONU.

 

 

G1

Foto: KCNA / AFP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024