O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou ontem (5) para que israelenses e palestinos tentem conter os ânimos e evitar o agravamento das tensões. O apelo dos integrantes do conselho foi uma reação aos últimos confrontos registrados nas regiões de Jerusalém Oriental e Hebron. Daqui a uma semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para estas áreas – ele visita tanto Israel como a Palestina, encerrando a viagem na Jordânia.
A tensão aumentou desde que o governo israelense informou que iria incluir os túmulos de Abraão e Raquel na relação de patrimônios históricos de Israel. Para judeus e muçulmanos, Abraão é considerada uma figura religiosa, o túmulo de Raquel está localizado na cidade de Hebron sob poder dos palestinos.
“Eles [os integrantes do conselho] querem ouvir todos os lados para pedir mais contenção e evitar atos de provocação”, disse o presidente do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador do Gabão, Emmanuel Issoze-Ngondet. “Eles sublinharam que o diálogo pacífico era o único caminho para seguir em frente, olhar para a frente e para reatar as negociações.”
Atualmente o Brasil ocupa um dos assentos rotativos do Conselho de Segurança das Nações Unidas. No total são cinco cadeiras permanentes e dez rotativas – neste caso o período de permanência é de dois anos a contar de 2010.
No ano passado, Lula recebeu o presidente de Israel, Shimon Peres, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Com ambos defendeu a busca por um acordo de paz na região e colocou-se à disposição para ajudar a construir o diálogo.
De 15 a 18 de março, o presidente Lula permanecerá no Oriente Médio. Ele pretende se reunir com as autoridades tanto israelenses como palestinas e visitar os locais sagrados. Vários dos monumentos bíblicos, como a Igreja da Natividade, onde Jesus Cristo teria nascido, fica na cidade de Belém, sob domínio da Palestina.
Agência Brasil
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…