Categorias: Mundo

Começa o COP 23 com 195 países

PUBLICIDADE

 Chegou a hora de saber se o mundo vai começar a se comprometer com políticas claras para conter o aumento da temperatura do planeta. Desde o Acordo de Paris, ratificado na COP 21 em 2015, 195 países fizeram um pacto: limitar o aquecimento a menos de 2°C, com esforços para não passar de 1,5°C. Contudo, além de estarmos longe da meta, até hoje não está muito claro como chegar até lá — e mais difícil ainda será estabelecer como um país vai fiscalizar o outro.

Assim, segundo especialistas ouvidos, uma das maiores tarefas da COP 23 será a finalização do "Livro de Regras"; na prática, um texto com maior detalhamento sobre como alcançar as metas do Acordo de Paris. A COP 23 é a conferência do clima da ONU que acontece a partir desta segunda-feira (6) em Bonn (Alemanha) e vai até o dia 17.

Além da tarefa de garantir a diminuição da temperatura não ser fácil por si só, a COP 23 está num momento político, digamos, desfavorável desde que os Estados Unidos anunciaram a saída do Acordo de Paris. Para completar, nem mesmo a ONU, que coordena a conferência e encabeçou o pacto parisiense, acredita que as medidas são suficientes. A organização diz que os compromissos orquestrados em Paris representam apenas um terço do necessário para combater as mudanças climáticas.

A conferência vai ter ainda outro imbróglio adicional: fazer com que os governos estabeleçam um planejamento de como as metas serão atingidas: elas, em tese, devem envolver detalhamento de políticas públicas para o engajamento de empresas, sociedade civil e outros atores importantes.

O engajamento se faz urgente: relatório da World Meteorological Organization avisou que os níveis de CO2 bateram todos os recordes em 2016 e são os mais altos em 800 mil anos; além disso, outro estudo mostrou que 250 empresas são responsáveis por um terço do dióxido de carbono emitido no mundo. Ou seja, o compromisso de governos deve contemplar políticas públicas capazes de engajar muitos atores sociais para que as decisões façam diferença real no futuro.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trocando seis por meia dúzia: quando a política gira e permanece no mesmo lugar!

Poucos ditados populares descrevem tão bem a política brasileira quanto a velha expressão “trocar seis…

24 de dezembro de 2025

Criança de dois anos segue internada em estado grave após se engasgar com comida em berçário de João Pessoa

Uma criança de dois anos segue internada em estado grave no Hospital de Emergência e…

24 de dezembro de 2025

Criança de dois anos morre atropelada acidentalmente pelo pai em Rio Tinto

Nessa terça-feira (23), uma criança de dois anos morreu após ser atropelada de forma acidental…

24 de dezembro de 2025

Operação Parabellum: Polícia Civil cruza divisas, vai ao RJ e prende integrantes de facção do Sertão da PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…

24 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto desafia Lula e promete renunciar ao mandato se obras da BR-230 forem concluídas

Após a recente visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, à capital e às promessas…

24 de dezembro de 2025

Abre e fecha: Natal altera funcionamento de serviços e comércio em João Pessoa e Campina Grande

Por conta do feriado de Natal, celebrado nesta quinta-feira, 25 de dezembro, diversos serviços públicos…

24 de dezembro de 2025