Os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2025 “pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas”, que se trata de um novo tipo de arquitetura molecular, anunciou a organização que concede o prêmio nesta quarta-feira (8).
“Por meio do desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas, os laureados proporcionaram aos químicos novas oportunidades para solucionar alguns dos desafios que enfrentamos”, afirmou a entidade em um comunicado.
As construções criadas por eles, contêm grandes cavidades nas quais as moléculas podem fluir para dentro e para fora.
Pesquisadores as utilizaram para coletar água do ar do deserto, extrair poluentes da água, capturar dióxido de carbono e armazenar hidrogênio.
O Nobel de Química é o terceiro prêmio anunciado esta semana, mantendo a tradição, após os prêmios de medicina e física.
Instituídos pelo testamento do inventor e empresário sueco Alfred Nobel, as premiações por realizações em ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901, com algumas interrupções, principalmente devido às guerras mundiais.
O próprio Nobel era químico e seus avanços nessa área ajudaram a sustentar a riqueza que ele acumulou com a invenção da dinamite no século XIX. O prêmio de economia é uma adição posterior, financiada pelo Banco Central da Suécia.
Com CNN
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) um projeto considerado estratégico para o equilíbrio…
A oposição ao governo federal na Câmara dos Deputados tem um novo líder. O deputado…
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande notificou, nessa terça-feira (16), um caso suspeito…
Um homem foi preso nessa terça-feira (16), no bairro do Geisel, em João Pessoa, suspeito…
A Polícia Militar resgatou, nessa terça-feira (16), uma mulher que denunciou estar sendo mantida em…
A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio abriu investigação sobre três assaltos a farmácias ocorridos…