A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Cientistas fazem reconstituição de rosto de Ricardo III

 Uma reconstrução facial feita a partir do crânio de Ricardo III revelou qual teria sido a aparência desse rei, que governou a Inglaterra no século XV. Após fazer uma série de testes de DNA, cientistas britânicos confirmaram na segunda-feira que um esqueleto encontrado em um estacionamento na cidade de Leicester é de Ricardo III. O rei inglês foi morto na Batalha de Bosworth, em 1485, mas seus restos mortais haviam se perdido.

Com a ossada recuperada, cientistas puderam reconstruir seu rosto em um processo que incluiu, primeiro, a criação de um modelo virtual do crânio de Ricardo III. Em seguida, foram adicionadas camadas de músculos e pele ao crânio virtual. Por fim, o modelo computadorizado foi usado para se fazer um modelo de plástico do rosto do monarca.

Reconstituição

"O busto digital foi recriado em plástico usando um sistema de prototipagem rápida", explicou Caroline Wilkinson, professora de identificação craniofacial da Universidade de Dundee.

Segundo Wilkinson, a artista plástica Janice Aitken, da equipe da Universidade de Dundee, usou os retratos de Richard III como referência para recriar o cabelo, olhos e roupas do monarca. A figura resultante, com um nariz ligeiramente arqueado e um queixo proeminente, é semelhante aos retratos de Richard III pintados após sua morte.

"(Ver a projeção do rosto de Ricardo III) é quase como estar cara a cara com o rei", disse o historiador John Ashdown-Hill. "As características mais marcantes dos retratos são a forma do nariz e do queixo, e ambos podem ser percebidos na reconstituição facial."

Segundo historiadores, a reconstituição é particularmente importante porque nunca foi encontrado nenhum retrato de Ricardo III pintado enquanto o rei ainda estava vivo. Ela foi divulgada por uma associação voltada para a preservação da memória de Ricardo III na Sociedade de Antiquários de Londres, mas espera-se que seja exposta publicamente no futuro.

História

Em 1483, logo após a morte de seu irmão, Ricardo foi nomeado como tutor de seu sobrinho, Eduardo V. Mas, em vez disso, assumiu o poder. Ele ficou apenas dois anos no trono, e foi morto aos 32 anos, após ser desafiado pelas forças de Henrique Tudor, o futuro rei Henrique VII.

Segundo especialistas, Ricardo III teria sido enterrado às pressas em uma igreja no centro de Leicester que foi demolida no século XVI. A localização da cova teria sido esquecida nos séculos seguintes até que um grupo de historiadores e cientistas conseguiu rastreá-la.

 

Terra

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Opinião: Que se vá!

    Domingo, 28 de julho de 2024, será a grande jogada do tudo ou nada, na corrida presidencial da…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe