Categorias: Mundo

Chávez anuncia expropriação de fazenda irlandesa

PUBLICIDADE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira a expropriação de uma fazenda da companhia irlandesa Smurfit Kappa Group, uma das principais empresas produtoras de papel da Europa.

Chávez disse que a fazenda "El Piñal", de 1,5 mil hectares, localizada no Estado de Lara (oeste do país) foi tomada na quarta-feira por autoridades do governo. A propriedade era destinada à plantação de eucalipto para a produção de papel.

O líder venezuelano criticou o excessivo consumo de água que cada árvore de eucalipto necessita para ser mantida e disse que seu governo modificará o modelo de produção da propriedade.

"Vamos explorar de maneira racional essa madeira (eucalipto) e vamos plantar outras coisas ali (…) feijão, milho, mandioca", afirmou Chávez, em um ato oficial transmitido na noite desta quinta-feira em cadeia nacional de rádio e TV.

O ministro de Obras Públicas e Habitação, Diosdado Cabello, afirmou que no terreno da Smurfit é plantado um tipo específico de madeira "que só traz benefícios aos proprietários da empresa".

A Smurfit Kappa Group é a maior produtora de papelão da América Latina, atua em nove países da região e sua base de produção da matéria-prima está centralizada na Venezuela e Colômbia, segundo informações da empresa.

Chávez, que em 2005 declarou guerra ao latifúndio e ordenou um avanço no processo de reforma agrária, anunciou também a expropriação da fazenda "El Maizal", de 2,2 mil hectares, também em Lara.

Nessa área, considerada improdutiva pelo Instituto Nacional de Terras, houve um acordo com o proprietário e será paga a "indenização correspondente", afirmou Chávez, sem precisar a quantia que será desembolsada pelo Estado.

"Já não é propriedade privada e sim de todo o povo", disse o presidente, ao afirmar que o "êxito" da revolução depende também da "necessidade de modificar a estrutura da propriedade da terra".

O governo venezuelano, que enfrenta uma crise com o setor agroindustrial privado, aposta na expansão das terras cultiváveis pelo Estado para incrementar a produção de alimentos no país, atualmente dependente em 70% de importações.
 

 

terra

Últimas notícias

Vulnerabilidade reduz altura média de crianças indígenas e nordestinas; aponta pesquisa

A vulnerabilidade social faz com que crianças indígenas e de alguns estados do Nordeste, com…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 100 municípios da Paraíba podem registrar chuvas intensas nesta sexta-feira

Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas e há baixo…

20 de fevereiro de 2026

Preso homem suspeito de matar namorada ao empurrá-la de moto na Paraíba

A polícia prendeu um homem identificado como Renato Ferreira Salustiano Neto suspeito de matar Rayla…

20 de fevereiro de 2026

Jovem é morto a tiros em via pública no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã de hoje (20), no bairro…

20 de fevereiro de 2026

Mega-Sena acumula e prêmio chega aos R$ 105 milhões; veja os números

O prêmio do concurso 2.974 da Mega-Sena acumulou ontem (19). A estimativa de prêmio do…

20 de fevereiro de 2026

Pastor Sérgio Queiroz comenta representação dos evangélicos no desfile da Acadêmicos de Niterói: “Quebrantai-vos”

Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…

20 de fevereiro de 2026