Categorias: Mundo

BRAÇOS CRUZADOS: nova greve geral de 24 horas afeta atividade econômica na Grécia

A Grécia vive nesta quarta-feira uma nova greve geral de 24 horas que afeta todos os serviços públicos, os voos e o transporte ferroviário, assim como a atividade econômica nas empresas privadas, o ensino, a saúde e os bancos.

As confederações de trabalhadores (GSEE) e de funcionários públicos (Adedy), que representam metade da população ativa do país (cinco milhões de pessoas), convocaram a quinta greve conjunta de 24 horas até aqui no ano para protestar contra os profundos cortes impostos pelo governo.

Além disso, convocaram os trabalhadores a saírem às ruas para participar de duas manifestações que confluirão em um grande protesto diante do Parlamento de Atenas.

Os controladores aéreos de todo o país estão em greve e desde 0h nenhum avião aterrissou ou decolou, segundo informou hoje um porta-voz do aeroporto internacional de Atenas.

Também participam da greve advogados, farmacêuticos e funcionários das Prefeituras, além de outros profissionais.

Os cerca de 1.500 guardas externos das prisões, que transferem os prisioneiros, protestavam durante a manhã nos arredores das penitenciárias pelo corte de seus vencimentos, que alcança 50% em alguns casos, e a falta de pessoal.

Enquanto isso, os médicos dos hospitais públicos só atendem casos de emergência.

O transporte público ficou paralisado por três horas no início da jornada desta quarta-feira, mas começou a funcionar a partir das 9h locais (3h de Brasília) para levar as pessoas às manifestações.

Os funcionários do Ministério de Cultura também aderiram à greve, o que significou o fechamento de todos os monumentos, incluindo museus e a Acrópole de Atenas.

As medidas de austeridade, estipuladas com a CE (Comissão Europeia), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE (Banco Central Europeu) e exigidas por essas instituições para fornecer a ajuda externa em forma de empréstimos, mantêm o país na recessão, que deve ser de 5,5% este ano, e aumentam o desemprego, calculado em 15,2%.

O projeto de lei sobre a redução de pessoal no setor público e o rebaixamento de salários e pensões tramitará amanhã no Parlamento e será votado no fim de outubro.

Um rombo de 45 bilhões de euros nos compromissos deste ano levou a medidas adicionais de 7,1 bilhões até o fim de 2012, durante a aprovação do orçamento para o próximo ano, que prevê um déficit de 8,5% do PIB em 2011 e de 6,8% em 2012.

Os parceiros europeus atrasaram a entrega de um lance de 8 bilhões de euros de ajuda externa até novembro, e a Grécia declarou ontem que seus fundos só chegarão até meados desse mês.


FOLHA.COM

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026