Categorias: Mundo

Bolsonaro sinaliza a Macron que Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, se encontraram durante 20 minutos em Osaka, no Japão, durante o G20. No encontro, eles discutiram temas como União Europeia e Mercosul, meio ambiente, relações na fronteira Brasil-Guiana Francesa e aproximação na área de defesa. Bolsonaro convidou o francês para visitar a Amazônia.

Na conversa, Bolsonaro sinalizou a Macron que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris e disse esperar o apoio da França para o acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul. A posição do presidente brasileiro reforça o compromisso firmado pelos Brics mais cedo.

Na quinta-feira (27), Macron havia dito que não assinaria nenhum acordo comercial com o Brasil, se o presidente Jair Bolsonaro se retirasse do acordo climático de Paris, ameaçando colocar um entrave nos trabalhos das negociações comerciais UE-Mercosul.

Assinado em dezembro de 2015, o Acordo de Paris criou metas para que os países consigam manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC. O tratado mundial prevê a redução da emissão de gases que aumentam a temperatura do planeta. Os países ricos devem garantir um financiamento de US$ 100 bilhões por ano, e os compromissos deverão ser revistos a cada 5 anos. Ou seja, em 2020 haverá uma nova reunião-chave internacional para calibrar as metas e garantir uma melhor preservação do planeta.

Durante a campanha eleitoral, no ano passado, Bolsonaro disse que poderia retirar o Brasil do Acordo de Paris. Em dezembro, já eleito, afirmou que só iria sair se acordo não fosse alterado.

No início do ano, em encontro com executivos no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, o presidente disse que, por ora, o Brasil não deixaria o acordo.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Moradores do Rangel bloqueiam via em protesto contra corte de energia

Nesta segunda-feira (6), um grupo de moradores do bairro do Rangel se mobilizou em protesto…

6 de maio de 2024

Paraíba envia bombeiros militares e equipamentos para auxiliar no resgate, salvamento e ação humanitária às vítimas das enchentes no RS

O Governo da Paraíba encaminhou, na manhã desta segunda-feira (6), uma equipe de bombeiros militares…

6 de maio de 2024

Mais de 130 pessoas são presas na Paraíba no primeiro fim de semana de maio

A Polícia Militar começou o mês de maio com o reforço das ações e operações…

6 de maio de 2024

Dia das Mães: Agentes da Emlur realizam serviços de zeladoria nos cemitérios públicos

Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizam serviços de zeladoria nos…

6 de maio de 2024

Corpo de mulher é encontrado com mãos amarradas na BR-230

Na manhã desta segunda-feira (06), o corpo de uma mulher, aparentando 32 anos, foi descoberto…

6 de maio de 2024

BR-101: acidente entre carro e moto na Grande JP deixa motociclista ferido e garupa morto

Na manhã desta segunda-feira (06), um homem perdeu a vida após ser arremessado da garupa…

6 de maio de 2024