Categorias: Mundo

Avião iraniano tentava pouso de emergência em chamas, diz Irã

O avião da Caspian Airlines que caiu nesta quarta-feira, 15, e deixou 168 mortos entre a rota Teerã – Yerevan, na Armênia, foi acometido por um incêndio no ar e tentava realizar um pouso de emergência, informou a agência de notícias semioficial do país, Fars. "O avião Tupolev caiu totalmente destruído e os corpos, completamente carbonizados", disse o comandante da polícia da cidade de Qazvin, no noroeste do Irã, onde a aeronave caiu. "Havia círculos (de fogo) no ar. Logo escutei uma explosão", afirmou uma testemunha à Reuters.
 

 

Segundo o Coronel Masood Jafari Nasab, comandante de segurança de Qazvin, "a aeronave se partiu em várias partes", que foram encontradas próximas ao local da queda, onde uma grande cratera se formou com o impacto do avião. "O avião de repente começou a cair e explodiu com o impacto, onde há a cratera", disse uma testemunha à Press TV no local do acidente.

 

O governador suplente de Qazvin, Sirous Saberi disse que as autoridades estão procurando pelas caixas-pretas do avião e gravadores de voz da cabine para determinar as causas do acidente, informou a Press TV. O chefe da Polícia de Qazvin, Hossein Behzadpour, e o chefe do departamento de desastres do Ministério da Saúde iraniano, Mohammad Reza Montazes Khorasan, confirmaram que todos os 168 ocupantes do avião morreram. Eram 153 passageiros e 15 tripulantes, dos quais 160 tinham nacionalidade iraniana, outros seis eram armênios e dois, georgianos, informaram fontes da Aviação Civil armênia.

 

Segundo a agência de notícias local Mehr, entre os mortos estão oito lutadores e dois técnicos da seleção iraniana de Judô, que viajavam à Armênia para preparar o campeonato que acontecerá em Budapeste no início de agosto. Qazvin, capital da província de mesmo nome, tem cerca de 330 mil habitantes e está há cerca de 140 quilômetros da capital Teerã.

 

O avião, de fabricação russa, tinha decolado às 11h15 (4h15 de Brasília) do aeroporto internacional Imame Khomeini, de Teerã, com destino a Yerevan, capital da Armênia. Segundo as autoridades iranianas, 16 minutos depois da decolagem o avião caiu, por causas ainda desconhecidas, perto da aldeia de Janat-Abad, onde produziu uma cratera de dez metros de diâmetro. Após pegar fogo, a aeronave ficou reduzida a pequenos pedaços.

 

CAUSAS

 

As primeiras investigações apontam que a causa do acidente teria sido um problema técnico, mas as autoridades iranianas explicam que nada pode ser confirmado antes que a caixa-preta seja recuperada e analisada. Segundo o vice-governador da província iraniana de Qazvin, Sirous Saberi, o piloto relatou à torre de controle um problema técnico e pediu permissão para fazer um pouso de emergência.

Aparentemente, depois de detectar o problema, o piloto teria tentado aterrissar em aeroportos próximos, explicou Saberi, citado pela agência de notícias local Mehr. Logo após a tragédia vir a público, o porta-voz da organização de aviação civil iraniana, Reza Jafarzadeh, respaldou essa hipótese, ao lembrar que "a única informação disponível é que o voo 7908 sofreu problemas após decolar."

 

Responsáveis da organização de aviação civil armênia também apoiaram esta teoria e ressaltaram que, embora ainda não haja confirmação oficial, existe a possibilidade de um dos motores da aeronave ter se incendiado antes da queda. No local do acidente, a imagem era de desolação, com centenas de pedaços da fuselagem e corpos espalhados pelo campo, alguns a mais de 500 metros de distância dos restos do aparelho.

 

"O avião ficou destruído. Muitos pedaços estão nos arredores de Janat-Abad", aldeia situada cerca de 150 quilômetros a noroeste de Teerã, explicou o chefe da unidade anti-incêndios, Hussein Behzadpour. Segundo ele, bombeiros chegaram ao local do acidente pouco depois de o aparelho perder contato com a torre de controle e cair sobre um campo, onde ficou envolvido em chamas.

 

MOBILIZAÇÃO

 

No Irã foi criado um gabinete de crise para coordenar as tarefas de busca, resgate e identificação dos corpos, que começaram nesta tarde. O general Hossein Sajedinia, segundo comandante-chefe da polícia da província de Teerã, explicou à rádio pública que o trabalho será longo. "Primeiro, é preciso recuperar todos os corpos desmembrados, entre os quais se encontram vários estrangeiros, para poder realizar a análise de DNA assim que tiverem sido transferidos aos laboratórios", disse Sajedinia.

 

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, expressou sua solidariedade às famílias das vítimas, algumas das quais já viajaram para Janat-Abad. A Caspian Airlines é uma companhia iraniana fundada em 1992, que opera voos internacionais para Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia, assim como para as principais cidades iranianas.

 

O Irã tem uma frota aérea em péssimas condições, em parte por causa das sanções econômicas e financeiras internacionais que o país sofre e que dificultam a renovação e manutenção das aeronaves. Desde a imposição destas sanções, na década de 1980, a aviação iraniana registrou vários acidentes com mais de 100 mortos.

 

COMENTÁRIOS NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comente tambémTodos os comentários Busca Patrocinado por:

 

 

——————————————————————————–
VOCÊ PODE
Enviar por e-mailImprimirFale com a RedaçãoX
ComentarIncluir no Arquivo Virtual

08:35Líder checheno promete investigar assassinato de ativista08:23Presidente de TV opositora é proibido de sair da Venezuela08:14Honduras tem toque de recolher; interino propõe renúncia07:24Sátira ao governo com jumento dá cadeia no Azerbaijão07:19Premier japonês enfrenta rebelião de ministrosVeja a lista completa

Anúncios Google

Nota Fiscal Eletrônica?
As melhores empresas do Brasil já
escolheram a solução NFe do Brasil.
www.NFedoBrasil.com.br

Buzios a Dois
Momentos de Descanço e Prazer
em um dos Melhores Hoteis de Buzios
www.serenabuzios.com.br/

Reveillon no Jalapão?
Uma Experiência Inesquecível
Veja Nosso Roteiro Agora no Site!
www.jalapao.com

Acabe Com o Seu Estresse
Reduza as Químicas Cerebrais
Prejudiciais que Causam Estresse.
www.Mente-Quantica.com

 

Estadão

 

 

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026