Na noite de terça-feira, o aeroporto mais movimentado da Turquia e o terceiro com maior circulação em toda a Europa, o Atatürk, foi atingido por um atentado terrorista. Até a última atualização desta matéria, o balanço é de 36 mortos e 147 feridos, mas autoridades estimam o número de vítimas fatais em até 50.
Autoridades afirmam, no momento, que três terroristas fizeram três explosões diferentes. Eles teriam aberto fogo com rifles Kalashnikov antes de um ponto de checagem no lado de fora do aeroporto, e depois entraram numa área de embarque internacional e se explodiram após serem confrontados a tiros pela polícia.
Voos de chegada e saída no aeroporto foram imediatamente suspensos após o ataque. Alguns aviões que chegavam foram desviados para aeroportos próximos, mas outros puderam aterrissar, segundo o serviço de aviação do país. O local só será reaberto às 20h (de quarta-feira).
O que viram as testemunhas
Algumas testemunhas afirmaram que suspeitos teriam jogado granadas contra o setor de raio-X de um terminal de embarque. Alguns vídeos mostram pessoas dentro e fora do aeroporto com expressão de terror durante as rajadas de tiros. Outras imagens mostraram vários policiais entrando no aeroporto, armados.
— Foi muito forte. Todo mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções — disse um dos entrevistados à emissora CNN turca.
Em imagens publicadas no Twitter, feridos eram atendidos na área de desembarque do terminal internacional. Táxis no local transportaram os feridos do aeroporto, disse uma testemunha à CNN turca.
Qual a autoria
Enquanto contas ligadas ao Estado Islâmico afirmaram que o grupo foi responsável pelo ataque, a Turquia não chegou a uma conclusão porque não tem indícios de confirmações do próprio grupo. Nos últimos dois anos, o EI tem intensificado sua atuação no país, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia.
Militantes radicais de grupos separatistas curdos têm ainda realizado ataques em área do Sudeste do país. Um outro ataque recente contra policiais na capital, Ancara, deixou 37 mortos em um ônibus.
Há brasileiros entre as vítimas?
Até esta atualização, o Itamaraty afirmou não ter relatos. A maioria das vítimas é de curdos, segundo funcionários.
Por que as informações são tão desencontradas?
A Turquia proíbe a difusão de informações sobre episódios de terrorismo por fontes independentes, em tempo real, e voltou a impôr restrições às redes sociais contra a divulgação de imagens do ataque.
‘Repeteco’ do terror em Bruxelas
No dia 22 de março, dois suicidas se explodiram na zona das partidas do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, deixando 15 mortos e dezenas de feridos. Horas depois, um outro atentado deixou mais vários mortos e feridos numa estação de metrô na capital da Bélgica. Desde novembro, a Europa já estava em alerta máximo, em função dos atentados em Paris que deixaram 130 mortos.
O Globo
O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), revelou nesta sexta-feira (20), os detalhes…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas intensas abrangendo diversas…
O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…
Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa serão retomados, neste sábado (21), e prometem…
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico Mendes (PSB), saiu…