Categorias: Mundo

Advogados ressaltam importância dos direitos dos trabalhadores

PUBLICIDADE

A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho no Brasil. O levantamento da OIT – Organização Internacional do Trabalho eleva o país ao topo do ranking das nações com maior número de acidentes no trabalho. Diante da necessidade de prevenção, abril foi escolhido o mês da conscientização sobre a segurança trabalhista. O dia 28 de abril é marcado mundialmente como o dia em memória às vítimas de acidente de trabalho e neste sentido os advogados trabalhistas Felipe Mendonça, Ronaldo Tolentino e Fernando Abdala ressaltam a importância da conscientização.

“Até o trabalhador saindo de casa para o trabalho ou voltando, se ele se envolver num acidente de trânsito e for a óbito, esse acidente será considerado acidente de trabalho”, disse Felipe, destacando também que o acidente de trabalho tem relação com a atividade laboral exercida na empresa. Para o contágio por covid-19 ser caracterizado como doença do trabalho, o empregado deve comprovar que a doença resultou da exposição no local de trabalho ou no contato direto pela própria natureza da atividade.

Ao comprovar o acidente de trabalho, o colaborador tem direito a 15 dias de afastamento pagos pela empresa e a auxílio pelo INSS a partir do 16º dia. Após o período que ficou fora de serviço, o funcionário tem 12 meses de estabilidade no emprego e não pode ser dispensado sem justa causa. No caso do novo coronavírus, por isso é tão importante que as empresas forneçam os equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool em gel para seus colaboradores. A falta de distribuição desses equipamentos pode mostrar a vulnerabilidade do trabalhador e ser comprovado como irresponsabilidade da empresa.

Assim também pensa o advogado trabalhista Ronaldo Tolentino. “No decorrer do dia, tanto o empregador como o empregado acabam esquecendo ou colocando em segundo plano a importância do treinamento e cumprimento das normas de segurança, saúde e medicina do trabalho que visam evitar a ocorrência de acidentes, por isso é importante um mês dedicado à conscientização da segurança trabalhista.”

Já o especialista em Direito do Trabalho Fernando Abdala, o país não deve medir esforços para a diminuição do número de mortes relacionadas ao trabalho. Ele lembra que o Brasil é o 5º país mais populoso do mundo; assim, não terá índices menores do que de países muito menos populosos. Contudo, Abdala afirma que os esforços para prevenir acidentes de trabalho já são percebidos. O advogado cita os dados divulgados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia no lançamento da Campanha Nacional de Acidentes do Trabalho 2019 (CANPAT) que demonstram que nos últimos anos, o país vem registrando avanços.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Em carta, Bolsonaro defende candidatura de Flávio: “Continuidade do caminho”

O ex-presidente defendeu a candidatura do filho, Flávio Bolsonaro, na carta entregue antes da cirurgia que será…

25 de dezembro de 2025

Vacinação contra HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alinhamento…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025

Todos os trechos de praias do litoral da Paraíba estão próprios para banho neste feriado de Natal

Todos os trechos de praia do Litoral da Paraíba estão próprios para banho durante o…

25 de dezembro de 2025