Treze segue Galo mineiro e reivindica título do Brasileiro da Série B de 1986

PUBLICIDADE

Um imbróglio que dura 37 anos. Quatro times, um sonho e um título dividido. Ainda sem o reconhecimento da CBF. O Galo da Borborema imitando o Galo mineiro. Depois do Atlético Mineiro, agora foi a vez do Treze reivindicar junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um título do Campeonato Brasileiro.

O Galo quer o reconhecimento do Torneio Paralelo de 1986 como Série B da competição nacional. Nesta semana, a CBF reconheceu o Atlético-MG como campeão brasileiro de 1937 por ter considerado o Torneio dos Campeões daquele ano análogo ao Brasileirão.

O presidente do clube, Artur Bolinha pede que o título brasileiro da Série B de 1986 seja dividido entre quatro times: Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira. Naquele ano, cada equipe venceu um grupo do Torneio Paralelo de 1986 e, por via de consequência, garantiram o “acesso” no mesmo ano para a primeira divisão do Brasileirão.

A CBF trata a disputa como “parte integrante” do campeonato, por isso até aqui não houve o reconhecimento como segunda divisão.
– Queremos rediscutir o Torneio Paralelo. Para isso, quero juntar Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma para fazer um pleito conjunto, ao lado das respectivas federações. Seria premiar essas equipes, sem nenhum prejuízo para o futebol de hoje. Não daria pontos extras no ranking, já que a CBF só leva em consideração os últimos cinco anos. Seria apenas para uma reparação histórica – explica Arthur Bolinha.
Até o momento a CBF nunca reconheceu os quatro clubes campeões brasileiros da Série B de 1986.

Pelo menos para Treze e Central, o título brasileiro da Série B de 1986 é algo concreto. E pintado no concreto. Os dois clubes escreveram em seus estádios a glória esquecida pela CBF. Diferente de Criciúma e Inter de Limeira, que possuem outros títulos nacionais, a Segundona seria a conquista mais importante da história de paraibanos e pernambucanos. Por enquanto, os dois times são “campeões” só de faixa.

A homologação do título, 37 anos depois, seria mais um momento de glória e conquista do alvinegro que em 2024 voltará a disputar a Série D do Brasileiro.

Severino Lopes
PB Agora

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Em Campina Grande, Banco BMG e Banco PAN são multados por práticas abusivas contra idosos

Falhas na contratação de empréstimos consignados e a falta de transparência em serviços bancários motivaram…

20 de janeiro de 2026

Ministério Público identifica irregularidades sanitárias em bar na Praia do Seixas

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…

20 de janeiro de 2026

Caixa lança nova etapa do programa Reforma Casa Brasil em João Pessoa

O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464