A Paraíba o tempo todo  |

Treze segue Galo mineiro e reivindica título do Brasileiro da Série B de 1986

Um imbróglio que dura 37 anos. Quatro times, um sonho e um título dividido. Ainda sem o reconhecimento da CBF. O Galo da Borborema imitando o Galo mineiro. Depois do Atlético Mineiro, agora foi a vez do Treze reivindicar junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um título do Campeonato Brasileiro.

O Galo quer o reconhecimento do Torneio Paralelo de 1986 como Série B da competição nacional. Nesta semana, a CBF reconheceu o Atlético-MG como campeão brasileiro de 1937 por ter considerado o Torneio dos Campeões daquele ano análogo ao Brasileirão.

O presidente do clube, Artur Bolinha pede que o título brasileiro da Série B de 1986 seja dividido entre quatro times: Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira. Naquele ano, cada equipe venceu um grupo do Torneio Paralelo de 1986 e, por via de consequência, garantiram o “acesso” no mesmo ano para a primeira divisão do Brasileirão.

A CBF trata a disputa como “parte integrante” do campeonato, por isso até aqui não houve o reconhecimento como segunda divisão.
– Queremos rediscutir o Torneio Paralelo. Para isso, quero juntar Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma para fazer um pleito conjunto, ao lado das respectivas federações. Seria premiar essas equipes, sem nenhum prejuízo para o futebol de hoje. Não daria pontos extras no ranking, já que a CBF só leva em consideração os últimos cinco anos. Seria apenas para uma reparação histórica – explica Arthur Bolinha.
Até o momento a CBF nunca reconheceu os quatro clubes campeões brasileiros da Série B de 1986.

Pelo menos para Treze e Central, o título brasileiro da Série B de 1986 é algo concreto. E pintado no concreto. Os dois clubes escreveram em seus estádios a glória esquecida pela CBF. Diferente de Criciúma e Inter de Limeira, que possuem outros títulos nacionais, a Segundona seria a conquista mais importante da história de paraibanos e pernambucanos. Por enquanto, os dois times são “campeões” só de faixa.

A homologação do título, 37 anos depois, seria mais um momento de glória e conquista do alvinegro que em 2024 voltará a disputar a Série D do Brasileiro.

Severino Lopes
PB Agora

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe