Categorias: Esportes

Revigorados, Palmeiras e Santos investem em gerações distintas

Palmeiras e Santos arquitetaram um 2009 de conquistas, mas apostaram em políticas opostas de reformulação. Enquanto o clube da capital esvaziou uma geração ‘antiga’ e investiu na contratação de atletas jovens, entre eles o goleador Keirrison, de 20 anos, a equipe do litoral buscou "trintões" no mercado, como o ídolo Léo, de 33 anos.
 

A média de idade dos rivais evidencia as filosofias distintas. O time-base do Santos para o clássico deste domingo, que será disputado no Parque Antarctica, tem idade média de 28,2 anos, bem maior que os 24,5 do Palmeiras.

Segundo Vanderlei Luxemburgo, o excesso de medalhões em 2008 trouxe resultados satisfatórios até certo período do ano. Por isso, era preciso rejuvenescer o elenco palmeirense, argumenta o treinador.

"Vários jogadores experientes tinham contrato até o final do ano passado. Isso interferia no comprometimento, porque muitos deles sabiam que não renovariam. Mudamos nosso foco. Apostamos agora em jogadores jovens e com contratos longos, podendo planejar a longo prazo", explicou, no início de janeiro.

A aposta na garotada tem dado certo. O clube alviverde venceu seus seis jogos oficiais disputados no ano – quatro pelo Estadual e dois pela Libertadores. O único reforço com mais de 30 anos foi o pentacampeão mundial Edmílson.

Luxemburgo rechaça ter em mãos uma equipe imatura. "Existe uma diferença entre jovens sem experiência e jovens com experiência. O Keirrison já aguentou a pressão do Coritiba, o Cleiton Xavier jogou no Inter e foi bem no Figueirense, e por aí vai", ponderou.
 

Desta forma, o clube alvinegro barrou acesso de garotos da base e contratou praticamente um time inteiro (dez reforços), apostando em vários atletas experientes para dar cadência ao time, segundo o próprio técnico Marcio Fernandes.

Léo, 33 anos, Lucio Flavio, 30, e Roni, 31, complementam a turma experiente do Santos, que já reunia Fábio Costa, 31, Brum, 30, Fabiano Eller e Kleber Pereira, ambos com 33 anos.

"Além de acrescentar com a técnica, o papel nosso é passar experiência e solidez aos mais jovens. Subiu uma base boa, vinda da Taça São Paulo, com o Neymar, Breitner, entre outros. Nossa obrigação é dar suporte a eles", comunica o capitão Fábio Costa.

 

UOL

Últimas notícias

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026