Categorias: Esportes

Revigorados, Palmeiras e Santos investem em gerações distintas

PUBLICIDADE

Palmeiras e Santos arquitetaram um 2009 de conquistas, mas apostaram em políticas opostas de reformulação. Enquanto o clube da capital esvaziou uma geração ‘antiga’ e investiu na contratação de atletas jovens, entre eles o goleador Keirrison, de 20 anos, a equipe do litoral buscou "trintões" no mercado, como o ídolo Léo, de 33 anos.
 

A média de idade dos rivais evidencia as filosofias distintas. O time-base do Santos para o clássico deste domingo, que será disputado no Parque Antarctica, tem idade média de 28,2 anos, bem maior que os 24,5 do Palmeiras.

Segundo Vanderlei Luxemburgo, o excesso de medalhões em 2008 trouxe resultados satisfatórios até certo período do ano. Por isso, era preciso rejuvenescer o elenco palmeirense, argumenta o treinador.

"Vários jogadores experientes tinham contrato até o final do ano passado. Isso interferia no comprometimento, porque muitos deles sabiam que não renovariam. Mudamos nosso foco. Apostamos agora em jogadores jovens e com contratos longos, podendo planejar a longo prazo", explicou, no início de janeiro.

A aposta na garotada tem dado certo. O clube alviverde venceu seus seis jogos oficiais disputados no ano – quatro pelo Estadual e dois pela Libertadores. O único reforço com mais de 30 anos foi o pentacampeão mundial Edmílson.

Luxemburgo rechaça ter em mãos uma equipe imatura. "Existe uma diferença entre jovens sem experiência e jovens com experiência. O Keirrison já aguentou a pressão do Coritiba, o Cleiton Xavier jogou no Inter e foi bem no Figueirense, e por aí vai", ponderou.
 

Desta forma, o clube alvinegro barrou acesso de garotos da base e contratou praticamente um time inteiro (dez reforços), apostando em vários atletas experientes para dar cadência ao time, segundo o próprio técnico Marcio Fernandes.

Léo, 33 anos, Lucio Flavio, 30, e Roni, 31, complementam a turma experiente do Santos, que já reunia Fábio Costa, 31, Brum, 30, Fabiano Eller e Kleber Pereira, ambos com 33 anos.

"Além de acrescentar com a técnica, o papel nosso é passar experiência e solidez aos mais jovens. Subiu uma base boa, vinda da Taça São Paulo, com o Neymar, Breitner, entre outros. Nossa obrigação é dar suporte a eles", comunica o capitão Fábio Costa.

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024