Categorias: Esportes

Paraibana de Monteiro é eleita a segunda melhor árbitra do mundo

 Na última quarta-feira (30), mais uma grande notícia para o futsal brasileiro foi divulgada. Na categoria melhores árbitros do mundo, a brasileira Renata Leite ficou na segunda colocação na tradicional premiação intitulada ‘AGLA Futsal Awards 2012’, promovida pelo site Futsal Planet, referência na modalidade. O grande vencedor foi o espanhol Fernando Gutierrez Lumbreras, que venceu pelo segundo ano consecutivo.

 

A paraibana atua no futsal paulista e participou da última Copa do Mundo da Fifa, realizada em novembro do ano passado, na Tailândia. E, como ela mesma disse, a honra de ganhar um prêmio desses é muito grande. "Ser a única mulher entre os dez árbitros indicados e a única entre os 39 profissionais de arbitragem na Copa é um grande feito. Sinal de que o trabalho feito nos últimos anos está rendendo", falou.

 

Renata Leite também confessou que conheceu Fernando Gutierrez durante o último Mundial e, assim, sabe que não há nenhum motivo para se lamentar de ter ficado atrás dele. "Assisti aos jogos em que ele apitou e aprendi a admirá-lo. Ele fez um excelente trabalho, e só não apitou a final, pois seu país iria disputá-lo. Foi extremamente merecido", elogiou.

 

A árbitra do Brasil ainda ressaltou a importância de um site realizar uma premiação como essa, principalmente para divulgar uma modalidade que ainda não tem o devido espaço na mídia e no mundo dos esportes. E Renata ainda confessou que sonha apitar uma Copa do Mundo de futsal feminino. "Espero que a entidade máxima do futebol e do futsal, a Fifa, olhe mais por esta modalidade", frisou.

 

Ainda restam os resultados de outras categorias da premiação para serem divulgados e em todas elas há brasileiros concorrendo. Até agora, a ala Vanessa, do Unochapecó e da Seleção Brasileira, ganhou o prêmio de melhor jogadora de futsal do mundo e o Tiago, também da Seleção, ficou em segundo lugar entre os melhores goleiros do planeta.

 

QUEM É RENATA LEITE

Renata Leite nasceu em Monteiro, na Paraíba, em 14 de maio de 1976. É filha de Solange Carmen Neves Leite e Valdemir Leite, e tem dois irmãos. Claudemir Neves Leite, funcionário do Banco do Brasil e bacharel em Direito, e Úrsula Patrícia Neves leite, psicóloga.

 

Renata é bacharelada em Administração de Empresas.

 

Formou-se árbitra de futsal em 1998, árbitra de beach soccer em 1999 e árbitra de futebol de campo em 2001. Embora sua especialidade seja futsal.

 

Em 2007 entrou para o quadro da FIFA de árbitros de Futsal.

 

 

Correio

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026