A Paraíba o tempo todo  |

Paraibana de Monteiro é eleita a segunda melhor árbitra do mundo

 Na última quarta-feira (30), mais uma grande notícia para o futsal brasileiro foi divulgada. Na categoria melhores árbitros do mundo, a brasileira Renata Leite ficou na segunda colocação na tradicional premiação intitulada ‘AGLA Futsal Awards 2012’, promovida pelo site Futsal Planet, referência na modalidade. O grande vencedor foi o espanhol Fernando Gutierrez Lumbreras, que venceu pelo segundo ano consecutivo.

 

A paraibana atua no futsal paulista e participou da última Copa do Mundo da Fifa, realizada em novembro do ano passado, na Tailândia. E, como ela mesma disse, a honra de ganhar um prêmio desses é muito grande. "Ser a única mulher entre os dez árbitros indicados e a única entre os 39 profissionais de arbitragem na Copa é um grande feito. Sinal de que o trabalho feito nos últimos anos está rendendo", falou.

 

Renata Leite também confessou que conheceu Fernando Gutierrez durante o último Mundial e, assim, sabe que não há nenhum motivo para se lamentar de ter ficado atrás dele. "Assisti aos jogos em que ele apitou e aprendi a admirá-lo. Ele fez um excelente trabalho, e só não apitou a final, pois seu país iria disputá-lo. Foi extremamente merecido", elogiou.

 

A árbitra do Brasil ainda ressaltou a importância de um site realizar uma premiação como essa, principalmente para divulgar uma modalidade que ainda não tem o devido espaço na mídia e no mundo dos esportes. E Renata ainda confessou que sonha apitar uma Copa do Mundo de futsal feminino. "Espero que a entidade máxima do futebol e do futsal, a Fifa, olhe mais por esta modalidade", frisou.

 

Ainda restam os resultados de outras categorias da premiação para serem divulgados e em todas elas há brasileiros concorrendo. Até agora, a ala Vanessa, do Unochapecó e da Seleção Brasileira, ganhou o prêmio de melhor jogadora de futsal do mundo e o Tiago, também da Seleção, ficou em segundo lugar entre os melhores goleiros do planeta.

 

QUEM É RENATA LEITE

Renata Leite nasceu em Monteiro, na Paraíba, em 14 de maio de 1976. É filha de Solange Carmen Neves Leite e Valdemir Leite, e tem dois irmãos. Claudemir Neves Leite, funcionário do Banco do Brasil e bacharel em Direito, e Úrsula Patrícia Neves leite, psicóloga.

 

Renata é bacharelada em Administração de Empresas.

 

Formou-se árbitra de futsal em 1998, árbitra de beach soccer em 1999 e árbitra de futebol de campo em 2001. Embora sua especialidade seja futsal.

 

Em 2007 entrou para o quadro da FIFA de árbitros de Futsal.

 

 

Correio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe