A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Se foi o rei da bola e das jogadas inteligentes!

Uma vez ele mesmo afirmou: “Sou amado mais lá fora do que dentro do meu próprio país”. Esqueceu Pelé do forte refrão brasileiro que diz: “Santo de casa não faz milagres”. Longevidade foi o que não lhe faltou, Deus lhe deu 82 anos de vida. Adeus amigão, esse é o destino de todo homem na terra (caminho à eternidade), estamos de passagem. Uns vivem mais e outros menos.

Agora, seu destino quanto a portas abertas no além túmulo, está nas mãos do Criador. Espero o melhor para você. Ao todo Pelé fez 1282 gols, o de número 999 foi feito em João Pessoa, no dia 14 de novembro de 1969 no Estádio Olímpico, hoje conhecido como Vila Olímpica Parahyba. Pelé naquela época tinha 29 anos de idade. Naquele jogo, o Santos Futebol Clube enfrentou a equipe da casa, Botafogo Futebol Clube.

O jogo terminou em 3 a 0 para a equipe santista com um gol de pênalti feito por Pelé. Dizem que cobrou aquele pênalti contra sua vontade, porém, foi convencido pelo jogador Carlos Alberto Torres. Quem sabe, a equipe do Santos queria dar uma alegria a torcida paraibana.

Esse jogo em João Pessoa se deu na celebração do bicampeonato do Botafogo naquele ano. Logo depois puseram Pelé no gol para que não corresse nenhum perigo de fazer o milésimo gol fora do Maracanã, o que aconteceu numa partida contra o Vasco da Gama em 19 de novembro, cinco dias após a partida em João Pessoa. O placar no Maracanã foi de 2 x 1 para o Santos. Como em João Pessoa, Pelé fez o gol de pênalti.

Tudo bem planejado para fazer os torcedores vibrarem de emoção. No caso de João Pessoa, a desculpa para ir ao gol naquele jogo, foi de que o goleiro Jairzão tinha sido lesionado. Até hoje, tem quem não acredite nessa história um pouco mal contada. Outra história de esquina referente aquele jogo, é que o Governador da Paraíba, naquela época, João Agripino, prometeu a Pelé fazer uma estátua dele em alusão ao milésimo gol se o mesmo fosse feito em território pessoense. Creio que Pelé não trazia espírito de Nabucodonosor nem de outro ditador daquela época. Pelé, sem sombra de dúvida, foi o mais excelente jogador de sua época e até hoje não encontramos outro que o supere.

 

Elcio Nunes


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe