Categorias: Esportes

Novo passo: "dourados", olímpicos se credenciam à Seleção; veja chances

PUBLICIDADE

 O ouro veio, e os 18 jogadores da seleção olímpica entraram para a história do futebol brasileiro. A conquista pode representar um passo importante rumo ao principal objetivo de todos eles: estar na equipe principal, comandada por Tite. Após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, alguns estarão mais próximos de dar este pulo, como Weverton, Rodrigo Caio, Gabriel, Gabriel Jesus e Douglas Santos. A primeira chance é nesta segunda-feira, quando o treinador divulga lista já definida desde a última semana, para os jogos das eliminatórias contra Equador e Colômbia, em setembro. O anúncio acontece às 11h (de Brasília), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Outros nomes sofrem com a concorrência em seus setores ou por não terem feito uma Olimpíada que saltasse aos olhos, como Felipe Anderson e Rafinha. E há aqueles que já estão consolidados na Seleção: Neymar, Marquinhos e Renato Augusto. A única certeza é que todos foram avaliados de perto pela comissão técnica. Auxiliar de Tite, Cléber Xavier acompanhou todo o trabalho olímpico, e o próprio treinador também esteve próximo na reta final da competição.
Há, ainda, a possibilidade de a seleção sub-23 ser permanente, numa preparação de olho na próxima Olimpíada, em 2020, em Tóquio, e como maneira de fazer a transição para a equipe principal.

Abaixo, o GloboEsporte.com analisa cada posição e projeta o futuro dos olímpicos na Seleção de Tite. A análise leva em conta a maneira como o treinador pode montar a equipe, no 4-1-4-1 que utilizou no Corinthians. Confira:

Goleiros

Substituto do cortado Fernando Prass, Weverton foi opção, principalmente, de Rogério Micale e do preparador de goleiros, Rogério Maia. Mas Tite também gosta do goleiro do Atlético-PR, que o impressionou em um jogo contra o Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro. A posição depende muito da confiança do treinador no jogador, e o arqueiro campeão olímpico, herói ao defender um pênalti, cresceu demais de status após o título. Uilson, por outro lado, sequer é titular do Atlético-MG. Sua presença na Olimpíada deveu-se à confiança de Micale, com quem trabalhou no Galo.

Laterais-direitos
A concorrência para Zeca e William é forte. Além do experiente Daniel Alves, Tite tem nomes como Danilo, Fagner e Fabinho à disposição. Este último, aliás, seria o titular na Olimpíada se fosse liberado pelo Monaco. O santista, polivalente, é quem tem mais margem de progressão, mas não deve aparecer na lista da Seleção num futuro próximo.

Zagueiros
Marquinhos vem sendo convocado com frequência para a Seleção há dois, e a boa Olimpíada realizada deve fazer com que tenha ainda mais espaço. Seu companheiro de zaga, Rodrigo Caio é quem tem boas chances de dar o salto para o time principal. Fez ótimo torneio e também pode jogar como volante. A concorrência compreende, principalmente, nomes mais experientes: Thiago Silva, Miranda, Gil e David Luiz.

Lateral-esquerdo
Titular na Olimpíada, Douglas Santos agrada muito à comissão técnica de Micale e também a Tite. É jovem e deve seguir para a Europa em breve. Esteve na Copa América Centenário e ganhou experiência na Seleção principal. Concorre por vagas com Marcelo, Filipe Luís e Alex Sandro.

Volantes

Thiago Maia foi muito elogiado por Micale, mas perdeu a posição durante a Olimpíada e ainda é novo – tem 19 anos e pode ser importante caso a seleção sub-23 seja permanente, pois tem idade para o próximo ciclo. Walace, titular na reta final e com experiência na Seleção principal, é quem tem mais chance de se firmar com Tite a curto prazo. Rodrigo Dourado, pouco utilizado, não deve ter oportunidade.

Meias

Renato Augusto trabalhou com Tite no Corinthians e é um dos pilares do técnico na Seleção. Seus companheiros, porém, devem ter dificuldade. Rafinha e Felipe Anderson não se firmaram na Olimpíada. É preciso saber como o treinador irá preencher o meio-campo para dimensionar as chances dos jovens, mas a expectativa é baixa. O jogador do Barcelona, mais versátil, pode ter oportunidade quando recuperar a melhor forma física.

Atacantes

Neymar é indiscutível. Gabriel Jesus e Gabriel podem ter esperança, pois são jovens e atuam tanto pelos lados quanto no comando do ataque, uma carência da Seleção – o santista já foi utilizado assim na Copa América Centenario. Luan, outro destaque da Olimpíada, mas menos versátil, é outro com boa chance a médio prazo. Pelas pontas, porém, a concorrência complica para os jovens: Douglas Costa, Willian e Philippe Coutinho são algumas das opções.

Globo.com

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024