Categorias: Esportes

Líder em campo, David Luiz é eleito o melhor diante do Barça

 Não é tudo, mas a experiência conta muito. E tudo o que David Luiz aprendeu na Liga dos Campeões veio à tona na hora que o Paris Saint-Germain passava por grande sufoco para travar as investidas do Barcelona no duelo da última terça-feira. Na última meia hora do jogo no Parque dos Príncipes, o PSG já vencia por 3 a 2, mas Neymar e Messi, endiabrados, fizeram de tudo para buscar pelo menos o empate. Luis Enrique ainda lançou mais dois jogadores ofensivos: Munir e Sandro, mas o placar não se alterou. Boa parte graças à boa atuação do defensor brasileiro, que não hesitou em orientar os companheiros diante de um dos times mais temidos do mundo.

David Luiz chegou a Paris há menos de dois meses, mas já impôs o seu caráter e carisma no vestiário o PSG. Em campo, todos o escutam, começando pelo treinador Laurent Blanc, a quem o brasileiro se dirigiu duas vezes durante o jogo para explicar situações táticas. Normalmente é o treinador quem chama o jogador, mas neste caso foi o zagueiro que se dirigiu até ao banco.

Um pouco antes do intervalo, com o jogo ainda empatado, David aproveitou uma parada para dar indicações a Pastore e Cavani, que ouviram atentamente a explicação. Pelos gestos que fazia com as mãos, o camisa 32 parecia estar pedindo algum apoio do centroavante na defesa, para tentar impedir que Messi e Iniesta subissem com a bola tão rapidamente. Cavani respondeu de forma positiva com a cabeça e colocou em prática as ordem que recebeu. No segundo tempo, o uruguaio participou mais na defesa e, em duas ocasiões, cortou bolas perigosas perto do seu próprio gol, recebendo em troca uma ovação do público do Parque dos Príncipes.

– Cada um tem a sua forma de liderar dentro da equipe, seja ela dentro ou fora do campo. Eu tento sempre passar confiança e alertar os companheiros para aquilo que a gente preparou durante a semana. São traços da minha personalidade – admitiu o zagueiro, campeão da Champions em 2012 com o Chelsea.

Amizade com rivalidade
Companheiro de David na seleção brasileira, Neymar viveu pela primeira vez a experiência de ter o zagueiro como adversário. E o craque do Barcelona ficou até surpreendido em alguns momentos com as táticas usadas pelo amigo para travar a sua parceria com Messi. Durante uma cobrança de falta do argentino, ainda no primeiro tempo, o ex-Chelsea tratou de organizar toda a barreira, pediu ao goleiro Sirigu que a aprovasse e se colocou um pouco ao lado, na marcação de Neymar e Pedro. Antes da cobrança, o brasileiro deu um valente empurrão em Neymar com o braço direito e em Pedrito com o braço esquerdo. Os dois nem ligaram, mas, depois, o atacante brasileiro apontou para o amigo e fez um comentário sobre o lance.

Já na etapa final do jogo, com os ânimos quentes, Jordi Alba e David se envolveram num bate-boca em um lance em que o lateral do Barça sofreu falta. O camisa 32 defendeu seus companheiros do PSG, e Neymar apareceu para os afastar, pedindo ao amigo que deixasse ficar por isso mesmo. Os dois, animados, trocaram algumas palavras entre sorrisos e gestos de afeto.

"Catimba" para segurar resultado
O jogo ainda não tinha terminado, e Marquinhos, que teve uma boa atuação, foi um dos principais alvos de David Luiz na hora de dar indicações. O jovem zagueiro levou até um "tapa" no pescoço do companheiro como um gesto simbólico de motivação antes de uma cobrança de falta. Marquinhos recebia orientações sobre a quem passar a bola, quando e onde recuar para duplicar a marcação e normalmente obedecia, embora o já estivesse muito solto em campo.

Nos minutos finais, já depois de Marquinhos e Van der Wiel terem cortado bolas muito perigosas em cima do gol de Sirigu, David Luiz pediu aos companheiros que se empenhassem na “arte” de perder tempo, a famosa "catimba". Como o PSG apostou no contra-ataque durante a partida, o time não estava conseguindo segurar a bola no meio do campo, e, com a sua experiência, o zagueiro pediu aos colegas que adotassem esta postura para evitar o gol do empate. Sempre que o goleiro do PSG tinha a bola, lá ia David pedir que esperasse um pouco para repor. Só quando o camisa 32 avançava no gramado é que Sirigu lançava.

Depois, ao ver Lucas deitado no chão por câimbras, David Luiz entendeu que seria uma ocasião para não desperdiçar. O zagueiro pediu calma ao meia-atacante, e os dois conversaram alguns segundos no gramado, até que o árbitro Gianluca Rizzoli, pressionado pelos jogadores do Barça, exigiu a entrada imediata dos médicos do PSG, que aguardavam uma definição enquanto o relógio corria.

Já não faltava muito tempo, para que o árbitro italiano terminasse com a tortura de travar a dupla Neymessi durante os 90 minutos. A vitória era do PSG, e David Luiz, com um gol, nenhuma falta cometida e 28 de 30 passes acertados, foi eleito pela Uefa o melhor em campo. A dupla formada por Neymar e Messi, responsável pelos dois gols do Barça, teve boa atuação, mas não o suficiente para dar a vitória aos catalães.

– São dois grandes jogadores. Não tenho nada a dizer, eles sempre vêm para fazer gols e dar o melhor pelo Barcelona, mas acho que toda a equipe esteve bem, não foi só a defesa. Fico feliz porque todos os jogadores conseguiram fazer o que estava planejado dentro do campo – comentou o brasileiro.

Atuação rende elogio de presidente
Num momento em que vinha sendo muito criticado pela imprensa francesa, um gol e uma atuação positiva contra o Barcelona deixaram David Luiz aliviado. E renderam um elogio do presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi, que desembolsou € 50 milhões pelo brasileiro e disse, após o jogo, que ele valia mais do que isso.
– Fico feliz com esse comentário, porque o importante na vida são os princípios, e não o dinheiro. Acho que todo o mundo vale mais do que € 50 milhões quando você tem educação, respeito, quando você é humano – apontou David.

O Paris Saint-Germain agora tentará aproveitar a boa vitória Champions para engrenar no Campeonato Francês, onde ocupa o modesto quarto lugar. O time volta ao campo no próximo domingo, quando enfrentará o Monaco.

Globo

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026