Categorias: Esportes

Grêmio é punido pelo STJD e está eliminado da Copa do Brasil

PUBLICIDADE

 O Grêmio está definitivamente eliminado da Copa do Brasil. Nesta sexta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso do clube gaúcho, condenado em primeira instância com a pena de exclusão do torneio devido aos insultos de alguns de seus torcedores na partida diante do Santos, na Arena, dia 28 de agosto.

O órgão reformou a decisão tomada anteriormente: em vez de excluir o Tricolor, aplicou-lhe a pena de perda de três pontos, o que na prática também significa que a equipe gremista está fora do torneio. O jogo de volta com o Peixe está definitivamente cancelado.

“A Copa do Brasil é disputada em grupos de dois times. Com a derrota no primeiro jogo e a aplicação da perda de três pontos, o Grêmio estaria eliminado, e uma nova partida seria desnecessária”, afirmou o relator Paulo Salomão Filho.

“O caso é de extrema gravidade, mas não ao ponto de uma exclusão de competição”, completou. Como perdeu a partida de ida por 2 a 0, o Grêmio tem três pontos negativos no confronto, contra três pontos positivos do Santos, uma distância de seis pontos, o que inviabilizaria uma virada em um possível confronto de volta.

O voto de Salomão foi acompanhado pelos auditores Ronaldo Piacenti, Flávio Zveiter, José Arruda Filho, Gabriel Marciliano e Décio Neuhaus. Já Caio César Rocha, presidente do STJD, votou pela perda de um ponto, o que também eliminaria o clube gaúcho da competição.

O Grêmio pediu um julgamento mais técnico e menos midiático, como ocorrido em primeira instância, o que foi levado em conta por Salomão: “a questão aqui é exclusivamente jurídica”, apontou o relator em sua fala.

Além da perda de pontos e consequente eliminação da Copa do Brasil, o Grêmio terá de pagar uma multa de R$ 50 mil por conta dos incidentes. Como o Tricolor não foi excluído do torneio, os auditores também votaram a respeito da realização ou não do jogo de volta, que seria na prática um amistoso.

Por quatro votos a três, ficou decidido que a partida está cancelada. “Seria dispendioso, desnecessário e temerário”, afirmou o presidente Rocha.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024