A Paraíba o tempo todo  |

Grêmio é punido pelo STJD e está eliminado da Copa do Brasil

 O Grêmio está definitivamente eliminado da Copa do Brasil. Nesta sexta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou o recurso do clube gaúcho, condenado em primeira instância com a pena de exclusão do torneio devido aos insultos de alguns de seus torcedores na partida diante do Santos, na Arena, dia 28 de agosto.

O órgão reformou a decisão tomada anteriormente: em vez de excluir o Tricolor, aplicou-lhe a pena de perda de três pontos, o que na prática também significa que a equipe gremista está fora do torneio. O jogo de volta com o Peixe está definitivamente cancelado.

“A Copa do Brasil é disputada em grupos de dois times. Com a derrota no primeiro jogo e a aplicação da perda de três pontos, o Grêmio estaria eliminado, e uma nova partida seria desnecessária”, afirmou o relator Paulo Salomão Filho.

“O caso é de extrema gravidade, mas não ao ponto de uma exclusão de competição”, completou. Como perdeu a partida de ida por 2 a 0, o Grêmio tem três pontos negativos no confronto, contra três pontos positivos do Santos, uma distância de seis pontos, o que inviabilizaria uma virada em um possível confronto de volta.

O voto de Salomão foi acompanhado pelos auditores Ronaldo Piacenti, Flávio Zveiter, José Arruda Filho, Gabriel Marciliano e Décio Neuhaus. Já Caio César Rocha, presidente do STJD, votou pela perda de um ponto, o que também eliminaria o clube gaúcho da competição.

O Grêmio pediu um julgamento mais técnico e menos midiático, como ocorrido em primeira instância, o que foi levado em conta por Salomão: “a questão aqui é exclusivamente jurídica”, apontou o relator em sua fala.

Além da perda de pontos e consequente eliminação da Copa do Brasil, o Grêmio terá de pagar uma multa de R$ 50 mil por conta dos incidentes. Como o Tricolor não foi excluído do torneio, os auditores também votaram a respeito da realização ou não do jogo de volta, que seria na prática um amistoso.

Por quatro votos a três, ficou decidido que a partida está cancelada. “Seria dispendioso, desnecessário e temerário”, afirmou o presidente Rocha.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe