A Paraíba o tempo todo  |

Flamengo e Botafogo pela Copa do Brasil

 A rivalidade mais aflorada e equilibrada dos últimos anos no Rio de Janeiro ganha nesta quarta-feira, 21 anos depois da final do Brasileirão de 1992, mais um capítulo decisivo em âmbito nacional. E desta vez, não adianta Flamengo e Botafogo repetirem a sina de empates que os tem marcado. Um terá que deixar o Maracanã como vencedor. Rivais em quatro das últimas sete finais de Carioca – e com encontro em outras duas semifinais -, rubro-negros e botafoguenses medem forças a partir das 21h50m (de Brasília), por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. A primeira partida, realizada no fim de setembro, terminou em igualdade: 1 a 1.
Empatar, por sinal, virou rotina desde quando a dupla iniciou a série de encontros decisivos, no Carioca de 2007. De lá para cá, foram 35 jogos, e 20 terminaram sem vencedor – o Fla levou a melhor em nove, e o Bota, em seis. Desta vez, porém, a igualdade leva para os pênaltis a decisão de quem encara Vasco ou Goiás na disputa por um lugar na final. Como as duas partidas acontecem no Maracanã, não é levado em conta o critério do gol fora de casa no confronto.

Em 11º no Brasileirão, o Flamengo já não sofre tanto com o risco do rebaixamento, mas nem por isso entra em campo menos pressionado. Em uma temporada marcada pela promessa de reconstrução administrativa pela nova gestão, a Copa do Brasil surge como única esperança de título após um Carioca em que sequer chegou a final de turno. Até por isso, a empolgação do torcedor é tão grande: o setor destinado aos rubro-negros teve os ingressos esgotados na última segunda-feira. Internamente, o clube também já trata a competição como prioridade, e Jayme de Almeida poupou Léo Moura, Elias e Paulinho da partida contra o Atlético-MG, domingo, já visando ao clássico.

A esperança no Botafogo está no bom retrospecto em clássicos na temporada, com uma série de 11 sem perder. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o time venceu três e empatou três. Além disso, o técnico Oswaldo de Oliveira deu um descanso para a maioria de seus titulares, incluindo Seedorf e Rafael Marques, dois dos principais nomes do elenco.

Paulo Cesar de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabio Pereira (TO).

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe