Categorias: Esportes

“Esvaziada” de títulos, Copa do Brasil vê briga por novos copeiros

A 21ª edição da Copa do Brasil tem início nesta quarta-feira com um novo panorama. Dos 64 times que estão em disputa, apenas seis já conquistaram a competição pelo menos uma vez (Flamengo, Corinthians, Fluminense, Criciúma, Inter e Juventude). E estes campeões foram protagonistas de apenas oito dos 20 títulos já disputados na história da segunda maior competição de clubes do país.
 

Tradicionais ‘copeiros’ da Copa do Brasil, Grêmio e Cruzeiro, com quatro títulos cada, ‘desfalcam’ o torneio por disputarem a Copa Libertadores – desde 2001, as equipes não podem jogar as duas competições no mesmo ano -, assim como Palmeiras (um título) e Sport (campeão de 2008).

 

A lista de baixas ainda ganha força com Santo André (um) e Paulista (um), que atualmente disputam o Campeonato Paulista e não conseguiram obter a classificação para o torneio deste ano.

 

Com o aumento de vagas para a Libertadores no Campeonato Brasileiro nos últimos anos (número que varia entre quatro e cinco), a Copa do Brasil perdeu um pouco da sua importância como ‘caminho mais rápido’ para a competição continental.

 

Mas um dado valoriza a importância da competição: três campeões da Copa do Brasil ganharam a Libertadores no ano seguinte: Grêmio (1994 e 1995), Cruzeiro (1996 e 1997), Palmeiras (1998 e 1999).

 

Os maiores campeões em ação neste ano serão o Flamengo e o Corinthians, ambos com duas conquistas (os cariocas em 1990 e 2006 e os paulistas em 1995 e 2002). O Flamengo, inclusive, ostenta ao lado do Grêmio a pecha de maior vice-campeão do torneio – as duas equipes perderam três finais.

 

Em um cenário sem os times tradicionais na Copa do Brasil, a competição deste ano vê uma briga de clubes ‘emergentes’ no torneio, mas com tradição no cenário nacional. Atlético-MG, Santos, Vasco e Botafogo, por exemplo, reúnem oito conquistas de Campeonato Brasileiro, mas nunca venceram a Copa do Brasil.

 

Levado em consideração o desempenho dos clubes nos Estaduais, Inter, Flamengo e Goiás saem na frente dos demais, pois ainda não perderam na temporada – o time goiano, inclusive, ostenta um aproveitamento de 90% dos pontos conquistados.

 

Mas é sempre bom lembrar que, pela força do seu elenco – prestes a contar também com o reforço do atacante Fred para a competição – o Fluminense também deve ser considerado um dos favoritos ao título da Copa do Brasil.

 

O Corinthians, porém, tem um atrativo a mais que os concorrentes na luta pela conquista da terceira taça: o atacante Ronaldo no elenco. O jogador, que se recupera fisicamente da lesão sofrida no joelho, avisou desde a sua chegada que tem como principal objetivo a busca pela vaga na Libertadores de 2010.

 

O Corinthians terá, em tese, o confronto mais difícil na primeira fase entre os clubes considerados grandes. O time paulista encara o Itumbiara-GO, no dia 4 de março. A equipe goiana está mal no Estadual, mas pode surpreender, principalmente porque possui no elenco o veterano atacante Túlio e o meia Denílson.

 

O jogo de abertura da Copa do Brasil será entre o J. Malucelli e o Guarani, nesta quarta-feira, às 15h30, em Curitiba. Dos clubes considerados favoritos, Vasco, Fluminense, Santos, Inter, Atlético-MG e Coritiba estreiam também no mesmo dia, podendo vencer por dois gols de diferença para eliminar a partida de volta, algo que o regulamento da competição permite. Se não houver nenhuma surpresa, os grandes devem definir a fatura logo no primeiro jogo.

 

uol.esporte

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026