Categorias: Esportes

Duelo ‘PATO x Neymar’ aumenta holofotes de clássico

PUBLICIDADE

 Bastaria ao clássico entre Santos e Corinthians deste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi, o fato de ser o primeiro no ano do centenário de encontros entre os rivais mais antigos de São Paulo, de poder instabilizar, ainda mais, a situação do técnico Muricy Ramalho – ameaçado de demissão por pressão direcionada do Conselho Deliberativo e de parte da torcida santista – ou interferir nos rumos dos times em suas sequências de temporadas.

O encontro, todavia, promove duelos particulares entre Neymar e Alexandre Pato, principais apostas ofensivas do País para a próxima Copa do Mundo que se enfrentam pela primeira vez nas carreiras, e do argentino Walter Montillo, atual 10 santista, com Renato Augusto, quase 10 do rival, que ainda buscam por convencimento.

O duelo dos "fenômenos"
Neymar vai para o clássico buscando reencontrar a melhor fase. Após começo avassalador, o atacante viu ruir o bom desempenho inicial marcado, principalmente, pela expulsão na partida contra a Ponte Preta, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

O duelo com Pato remete ao primeiro teste dos principais prodígios atuais para o ataque da Seleção Brasileira, quando iniciaram como titulares na era Mano Menezes e ainda disputaram uma Copa América, em 2011, e uma Olimpíada, 2012, juntos.

Pato chega para o clássico mais embalado após marcar em duas partidas consecutivas, ambas como titular. O camisa 7, livre das lesões desde a chegada ao novo clube, ganhará a primeira chance entre os 11 em um clássico. Pesa a seu favor o fato de já ter tido atuação decisiva diante do Palmeiras, pela oitava rodada.

Neymar também conta com desempenho animador ante um rival, o São Paulo, há exatamente um mês. Na vitória por 3 a 1, o atacante marcou um gol e deu duas assistências para os gols de Miralles, vetado para esta partida.

O duelo particular testa, também, números interessantes. Neymar, o principal driblador do Estadual, contra Pato, efetivo apesar dos poucos jogos como titular. Muricy Ramalho já avisou, o camisa 11 está "mordido".

O duelo da afirmação
Montillo e Renato Augusto iniciam o clássico em estágios similares. Ambos, contratações que requisitaram investimentos significativos dos clubes, ainda buscam afirmação diante de partidas irregulares e adaptação a seus novos clubes.

O argentino chegará a décima partida – contabilizando o amistoso de pré-temporada, contra o Grêmio Barueri – sem marcar gols ou com números minimamente expressivos. Pressionado, principalmente, pelo alto custo para ser o substituto de Paulo Henrique Ganso.

Renato Augusto, por sua vez, poderia ocupar hoje a camisa 10 herdada por Montillo. O meia foi o primeiro jogador procurado desde a saída de Ganso, chegou a ter conversas adiantadas com o Santos, mas viu o clube desistir do negócio. Acertou com o Corinthians onde busca espaço em meio aos atuais campeões do mundo.

Renato apesar dos dois jogos a menos do que o concorrente possui números mais efetivos. Foi o responsável por duas assistências para gols, tem melhor índice de finalizações e de passes certos, segundo o Footstats. Montillo ainda busca o convencimento, está "incomodado", segundo o técnico Muricy Ramalho, e pode despertar no momento ideal, justamente em um clássico contra o maior rival.

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Felipe Leitão confirma apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo: “Anúncio mais importante da minha história”

Chegou ao fim a espera que movimentou bastidores, redes sociais e lideranças políticas em toda…

22 de dezembro de 2025

Wilson Filho prevê consequências para Felipe Leitão após anúncio de apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena

O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), avaliou que…

22 de dezembro de 2025

Bastidores – Apoio a Cícero levanta dúvida sobre futuro partidário de Felipe e Tacyana Leitão

A decisão do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) de apoiar a pré-candidatura do prefeito de…

22 de dezembro de 2025

Mulher é presa após atropelar família e fugir do local em Campina Grande

Um grave atropelamento foi registrado na tarde deste domingo (21), na rua Severino Ribeiro Cruz,…

22 de dezembro de 2025

João Azevêdo anuncia pagamento da folha de dezembro e reforça aquecimento econômico

O Governo da Paraíba encerra nesta terça-feira (23) o calendário de pagamentos de fim de…

22 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa anuncia concurso na Saúde com pelo menos 2 mil vagas

O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, anunciou nesta segunda-feira (22), em…

22 de dezembro de 2025