Categorias: Esportes

Com muitos gols perdidos Santos bate Vitória

PUBLICIDADE

Santos perde um caminhão de gols, mas bate Vitória

Um jogo emocionante, tenso, com o Santos pressionando muito, perdendo gols incríveis (desperdiçando até pênalti), mas derrotando o Vitória por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro duelo das finais da Copa do Brasil. O time baiano poderia até ter dado adeus ao título já nessa primeira partida, tamanha a superioridade santista, mas tem de agradecer o fato de os alvinegros não estarem com a pontaria em dia. E também ao goleiro Lee, que pegou um pênalti e fez defesas incríveis nos minutos finais.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Barradão, em Salvador. Agora, o Peixe conquista o título mesmo perdendo por um gol de diferença ou até por dois a partir de 3 a 1 . Ao, Vitória resta ganhar em casa por três gols de diferença ou devolver os 2 a 0 e levar a decisão para os pênaltis.

Peixe pressiona, mas faz apenas um

Foram 21 finalizações, sendo 16 daquelas que podem ser consideradas chances claras de gol. A pressão imposta pelo Santos desde o momento em que o árbitro Leonardo Gaciba apitou o início do jogo foi tão intensa que o Vitória aguentou apenas 14 minutos. A proposta de jogo do Peixe era sufocar o adversário, marcando as saídas de bola. Aos 11, Ganso cobrou uma falta de canhota e acertou o pé direito da trave defendida por Lee. Aos 14, não deu para o time baiano segurar: Pará cruzou da direita, André não alcançou e Neymar apareceu para marcar, de barriga, seu 11º gol na Copa do Brasil. Ele é o artilheiro da competição.

O Vitória tentava tocar a bola para controlar o ímpeto do Santos, mas a marcação santista era forte. Quando conseguiu acertar a troca de bolas, o Leão se aproximou da área e até teve algumas faltas laterais para cobrar. Esse tipo de jogada foi treinada durante a semana, mas, pelo menos no primeiro tempo, os batedores falharam e não conseguiram ameaçar Rafael.

Com a equipe visitante saindo mais, o Santos teve espaços para o contra-ataque, sua maior arma. No entanto, os atacantes falharam na hora H. Robinho, aos 17, perdeu uma ótima chance, quando Alex Sandro fez jogada individual pela esquerda e cruzou para trás. O camisa 7, de primeira, mandou para fora.

Após essa chance, o Santos diminuiu o seu ritmo, e o Vitória passou a ter mais a bola. A entrada do volante Bida no lugar de Rafael Cruz, machucado, melhorou o toque do Vitória. Bida, que passou pelo Peixe, entrou no meio, e Neto Coruja passou para a lateral. Mas isso não foi suficiente para que o Leão ameaçasse efetivamente o gol santista.

Aos 38, em novo contragolpe, o Peixe voltou a perder grande chance. Neymar faz bela jogada individual pela esquerda e cruzou para André. O passe não foi preciso, e o camisa 9 teve de voltar para dominar. Na hora do chute, porém, ele tentou colocar, de esquerda. O chute saiu torto.

Neymar abusa e perde; Marquinhos alivia

O jogo recomeçou após o intervalo com o Santos numa pressão ainda maior que a do primeiro tempo. Muito mais rápido, mais bem posicionado, trocando passes insinuantes, o Peixe acuou o Leão, que ficou preso dentro de sua área sendo bombardeado. Mas todo esse domínio não significou gols. O melhor ataque da Copa do Brasil falhou na hora H. Neymar que o diga.
Logo aos cinco minutos, o camisa 11 apareceu livre pela esquerda, mas errou o chute. Aos sete, Robinho arriscou de fora. Lee espalmou, e a bola sobrou para André, que cruzou para Ganso, que entrava livre. O meia, com o gol aberto, mandou para fora. O Peixe também pecava no penúltimo passe, insistindo em chutes quando a melhor opção era o cruzamento.

Aos 27, a chance definitiva. Neymar embaralhou as pernas à frente de Wallace e sofreu o pênalti. Na batida, o garoto abusou. Tentou dar uma cavadinha à la Loco Abreu e a bola foi mansa, lenta, recuada para o goleiro Lee, que não se mexeu.

A torcida do Santos, enfurecida, passou a vaiar Neymar. Para aumentar ainda mais a irritação dos torcedores, Dorival Júnior tirou Robinho e Ganso do time, para as entradas de Zé Eduardo e Marquinhos, respectivamente. Os santistas não perdoaram e passaram a chamar o treinador de “burro”.

No entanto, Dorival mostrou ter sorte. Em seu primeiro lance, aos 38, Marquinhos acertou uma bela cobrança de falta e, enfim, fez o tão sofrido segundo gol santista. Festa da torcida, que comemorou após muito sufoco. E o terceiro só não saiu porque Lee fez duas defesas na sequência em chutes.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024