A Paraíba o tempo todo  |

Com muitos gols perdidos Santos bate Vitória

Santos perde um caminhão de gols, mas bate Vitória

Um jogo emocionante, tenso, com o Santos pressionando muito, perdendo gols incríveis (desperdiçando até pênalti), mas derrotando o Vitória por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro duelo das finais da Copa do Brasil. O time baiano poderia até ter dado adeus ao título já nessa primeira partida, tamanha a superioridade santista, mas tem de agradecer o fato de os alvinegros não estarem com a pontaria em dia. E também ao goleiro Lee, que pegou um pênalti e fez defesas incríveis nos minutos finais.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira, no Barradão, em Salvador. Agora, o Peixe conquista o título mesmo perdendo por um gol de diferença ou até por dois a partir de 3 a 1 . Ao, Vitória resta ganhar em casa por três gols de diferença ou devolver os 2 a 0 e levar a decisão para os pênaltis.

Peixe pressiona, mas faz apenas um

Foram 21 finalizações, sendo 16 daquelas que podem ser consideradas chances claras de gol. A pressão imposta pelo Santos desde o momento em que o árbitro Leonardo Gaciba apitou o início do jogo foi tão intensa que o Vitória aguentou apenas 14 minutos. A proposta de jogo do Peixe era sufocar o adversário, marcando as saídas de bola. Aos 11, Ganso cobrou uma falta de canhota e acertou o pé direito da trave defendida por Lee. Aos 14, não deu para o time baiano segurar: Pará cruzou da direita, André não alcançou e Neymar apareceu para marcar, de barriga, seu 11º gol na Copa do Brasil. Ele é o artilheiro da competição.

O Vitória tentava tocar a bola para controlar o ímpeto do Santos, mas a marcação santista era forte. Quando conseguiu acertar a troca de bolas, o Leão se aproximou da área e até teve algumas faltas laterais para cobrar. Esse tipo de jogada foi treinada durante a semana, mas, pelo menos no primeiro tempo, os batedores falharam e não conseguiram ameaçar Rafael.

Com a equipe visitante saindo mais, o Santos teve espaços para o contra-ataque, sua maior arma. No entanto, os atacantes falharam na hora H. Robinho, aos 17, perdeu uma ótima chance, quando Alex Sandro fez jogada individual pela esquerda e cruzou para trás. O camisa 7, de primeira, mandou para fora.

Após essa chance, o Santos diminuiu o seu ritmo, e o Vitória passou a ter mais a bola. A entrada do volante Bida no lugar de Rafael Cruz, machucado, melhorou o toque do Vitória. Bida, que passou pelo Peixe, entrou no meio, e Neto Coruja passou para a lateral. Mas isso não foi suficiente para que o Leão ameaçasse efetivamente o gol santista.

Aos 38, em novo contragolpe, o Peixe voltou a perder grande chance. Neymar faz bela jogada individual pela esquerda e cruzou para André. O passe não foi preciso, e o camisa 9 teve de voltar para dominar. Na hora do chute, porém, ele tentou colocar, de esquerda. O chute saiu torto.

Neymar abusa e perde; Marquinhos alivia

O jogo recomeçou após o intervalo com o Santos numa pressão ainda maior que a do primeiro tempo. Muito mais rápido, mais bem posicionado, trocando passes insinuantes, o Peixe acuou o Leão, que ficou preso dentro de sua área sendo bombardeado. Mas todo esse domínio não significou gols. O melhor ataque da Copa do Brasil falhou na hora H. Neymar que o diga.
Logo aos cinco minutos, o camisa 11 apareceu livre pela esquerda, mas errou o chute. Aos sete, Robinho arriscou de fora. Lee espalmou, e a bola sobrou para André, que cruzou para Ganso, que entrava livre. O meia, com o gol aberto, mandou para fora. O Peixe também pecava no penúltimo passe, insistindo em chutes quando a melhor opção era o cruzamento.

Aos 27, a chance definitiva. Neymar embaralhou as pernas à frente de Wallace e sofreu o pênalti. Na batida, o garoto abusou. Tentou dar uma cavadinha à la Loco Abreu e a bola foi mansa, lenta, recuada para o goleiro Lee, que não se mexeu.

A torcida do Santos, enfurecida, passou a vaiar Neymar. Para aumentar ainda mais a irritação dos torcedores, Dorival Júnior tirou Robinho e Ganso do time, para as entradas de Zé Eduardo e Marquinhos, respectivamente. Os santistas não perdoaram e passaram a chamar o treinador de “burro”.

No entanto, Dorival mostrou ter sorte. Em seu primeiro lance, aos 38, Marquinhos acertou uma bela cobrança de falta e, enfim, fez o tão sofrido segundo gol santista. Festa da torcida, que comemorou após muito sufoco. E o terceiro só não saiu porque Lee fez duas defesas na sequência em chutes.

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe