A Paraíba o tempo todo  |

Com 19 dias de seca, Cristiano Ronaldo busca fazer história na Suécia

 Cristiano Ronaldo está de volta à Suécia, dois anos depois daquela performance inspirada de Estocolmo, em que fez três gols diante da seleção de Ibrahimovic e classificou Portugal para a Copa do Mundo de 2014. O craque elege essa partida como a melhor de sua carreira e a bola do jogo, assinada por Ibra, está guardada em destaque no seu museu na Ilha da Madeira.

Os gols e a exibição na noite fria no norte da Europa contribuíram para a vitória da Bola de Ouro de 2013, a segunda da sua carreira. Nesta quarta, o adversário é o Malmö, pela Liga dos Campeões, novamente com o atacante sueco inserido na história, já que o local do confronto é a terra natal do jogador do PSG. O astro merengue precisa fazer três gols para ultrapassar Raúl e se tornar o maior artilheiro da história do Real Madrid, o grande sonho do luso desde que assinou pelo clube em 2009. O GloboEsporte.com transmite ao vivo o encontro entre Malmö e Real Madrid a partir das 15h (de Brasília).

Caso marque um gol, será igualmente noite de festa para ele porque será o 500º da sua carreira. Mas o grande objetivo continua sendo aquele de se tornar no maior 7 da história dos merengues, já que Raúl Gonzales Blanco, que também usava o mesmo numero na camisa, é atualmente o artilheiro do clube com 323 gols em 741 jogos. Ronaldo tem 321 em apenas 304 partidas.

No entanto, desde que se aproximou dessa marca, o atacante "congelou". Marcou cinco gols na vitória por 6 a 0 sobre o Espanyol, em 12 de setembro, mas desde então não voltou a celebrar. São 19 dias de seca, algo insólito para um goleador nato como Cristiano Ronaldo, que tem mais gols do que presenças com a camisa do Real Madrid. Os mais próximos do jogador notam alguma ansiedade e nervosismo em seu comportamento, mas, para o técnico merengue, Rafa Benitez, CR7 está tranquilo e sem qualquer tipo de ansiedade.

– Eu vejo Cristiano Ronaldo como vejo o resto da equipe: muito bem. Ele está bem, criando situações, não estamos minimamente preocupados com ele. Ronaldo é uma garantia de gols e, nesse aspecto, tenho uma grande tranquilidade – defendeu Benitez.
DEIXAR MESSI PARA TRÁS

Apesar da tranquilidade de seu treinador em relação aos seus gols, CR7 sabe que o mundo estará de olhos voltados ao seu recorde, no jogo diante do Malmö. Além disso, com Messi lesionado, o luso tem uma oportunidade de ampliar a vantagem sobre o argentino na artilharia da Champions. Neste momento são 80 gols do jogador do Real Madrid contra 77 do craque do Barça. Com Messi fora por cerca de dois meses, ele poderá aumentar ainda mais essa vantagem e se isolar nessa briga que nos últimos três anos tem sido muito disputada pelos dois.

Para se destacar na artilharia do torneio europeu, o Malmö pode ser a presa perfeita para Cristiano Ronaldo. Os suecos não atravessam um bom momento no campeonato nacional, que está a quatro rodadas do fim. Neste momento, ocupam o quinto lugar da classificação, a oito da primeira posição, a única que dá acesso à fase eliminatória da Liga dos Campeões.

O Malmö está praticamente fora da Champions do ano que vem e tem como objetivo para a atual temporada o terceiro lugar da chave A para tentar prosseguir o seu caminho na Liga Europa. No primeiro jogo contra o PSG, o time perdeu por 2 a 0, mas a vantagem poderia até ter sido maior para os franceses que colecionaram várias ocasiões. No campeonato, o Malmo sofreu 30 gols em 26 jogos, o dobro do primeiro classificado, o IFK Göteborg, que foi batido apenas 16 vezes no mesmo número de partidas. Apesar do técnico norueguês, Åge Hareide, ter redobrado os cuidados do time que vai enfrentar o Real Madrid, alertando que pode até propor um esquema com cinco defensores, o conjunto de Malmö não atravessa a sua melhor fase defensiva.
TALISMÃS SUECOS

Outro dado que aponta a favor de CR7 é o ‘talismã’ goleiro. Em campo, o luso irá rever Johan Wiland, o goleiro sueco que, na temporada que o Real Madrid venceu  La Décima  Liga dos Campeões, defendia o Copenhague, time que os merengues enfrentaram duas vezes na fase de grupos. Nas duas ocasiões, o atacante venceu o duelo com Wiland fazendo dois gols no jogo da ida e um na volta. Um hat-trick que o luso quer repetir no reencontro com o veterano goleiro do Malmo.

Nas arquibancadas, Cristiano Ronaldo também conta com o apoio incondicional de uma grande fã e amiga. A brasileira Marta, que defende as cores do F.C. Rosenberg, clube da periferia de Malmo, vai estar no estádio torcendo pelo Real Madrid e pelos gols do luso (confira o vídeo acima). Marta é outro talismã de CR7, já que a brasileira sempre aparece nos melhores momentos da carreira do jogador. Foi assim na vitória da Liga dos Campeões em 2014, em Lisboa, que Marta assistiu, além das duas últimas conquistas da Bola de Ouro em Zurique, em que a jogadora se emocionou com as vitórias do craque.

– A ansiedade existe quando se está tão próximo bater um recorde desses, a gente fica ansiosa, acontece comigo, acontece com todos os atletas que têm essa vontade de estar sempre vencendo e se destacando, como é o Cristiano. Mas eu acredito que ele está guardando as energias para esse jogo contra o Malmö e vai sair gol – disse a atacante do Rosengard em entrevista ao GloboEsporte.com durante o treino do Real Madrid no estádio de Malmo.

Para Marta, tratando-se de CR7, é possível pensar em fazer três gols e bater o recorde de Raúl, já na Suécia.

– Quando se trata de Cristiano, tudo pode acontecer. É um grande jogador, é o melhor da atualidade. Eu sou muito fã dele e eu acabo não vendo tantas qualidades iguais as dele nos outros. O amor de fã fala mais alto – comentou a brasileira que esta noite irá assistir ao vivo ao jogo do Real Madrid contra o time da sua cidade.

Com o talismã Suécia, goleiro e Marta a seu favor, CR7 e seus fãs têm motivos para acreditar que Malmö será mais uma noite de recordes para o atacante do Real Madrid.

Globo

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe