Categorias: Esportes

CLÁSSICO DO DESESPERO: o duelo decisivo de Galo e Belo para quem tem nervos de aço

PUBLICIDADE

O segundo Clássico Tradição do ano será pela Série C do Campeonato Brasileiro, será de “tirar o fôlego” e para torcedor que tem “nervos de aço”. Treze e Botafogo (PB), entram em campo com objetivos diferentes, e apenas um pode “sobreviver” na competição. O Galo que fez uma fraca campanha no Grupo A da competição nacional, ocupando a lanterna por várias rodadas, luta para espantar de vez o “fantasma” do rebaixamento, e permanecer na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O Belo, que viveu altos e baixos, ainda sonha com a classificação para brigar pelo desejado acesso para a Série B em 2020.

Quando Galo e Belo entrarem em campo neste sábado (24), as 17h no estádio O Amigão, o futuro dos dois clubes estará em jogo. Apenas um vai sorrir no final. Os dois times já se enfrentaram 9 vezes na Terceirona, e o retrospecto é bem equilibrado. O Galo venceu 4 partidas, contra 4 triunfos botafoguenses. Um único empate foi registrado até agora no confronto. No primeiro confronto deste ano, disputado no Almeidão, o Belo levou a melhor e venceu por 3 x 1. O problema é que a campanha feita pelos dois paraibanos, tornou o último Clássico Tradição do ano, com ares de dramaticidade.

Mesmo com a arrancada do Treze na reta final da competição, o que melhorou a autoestima da torcida, a missão ainda é difícil. Para espantar de vez o rebaixamento, o Treze só precisa vencer por qualquer placar e permanecer na Terceirona sem depender da combinação de resultado dos adversários  Globo FC e ABC, que seriam os dois rebaixados do Grupo A. . Como o Galo está fora da zona de rebaixamento e é o atual oitavo colocado, com 18 pontos, basta vencer para seguir na terceira divisão.

Com o triunfo, o Galo ainda elimina o Botafogo que tem chances de classificação. O Treze também pode escapar da degola empatando o duelo contra o Botafogo, mas precisa balançar as redes. Nos duelos com o Belo na Série C, o Treze marcou 14 gols contra 15 tentos anotados pelo alvinegro da Capital. Por isso, a pontaria dos atacantes pode ser decisiva no clássico de “vida ou morte”.

É que, se o Galo da Borborema empatar com o Belo, vai precisar que o Globo FC empate ou perca para o ABC. Agora, se o Treze empatar, e o Globo FC vencer, ainda há chances de sobreviver, mas a conta vai para a quantidade de gols feitos por Galo e Águia em suas partidas.

Caso Globo FC vença por um gol de diferença o seu jogo, a quantidade de gols marcados pela Águia na partida com o ABC tem que ser igual ou inferior à quantidade de gols feitos pelo Treze em um eventual empate com o Botafogo-PB.

Nesse cenário, se o Treze empatar com o time pessoense, fazendo um gol a menos do que o Globo FC fez em sua eventual vitória por um gol de diferença no Barrettão, por exemplo, Treze e Globo FC, que empatariam em pontos, empatariam também em saldo de gols, gols marcados e vitórias. No quarto critério de desempate, no entanto, que é o confronto direto, o Galo já perde da Águia, já que no resultado agregado deste confronto direto (soma das duas partidas entre eles na primeira fase) o Treze perde por 4 a 2.

O Botafogo também vai jogar com os olhos voltados para o confronto dos adversários, bola nos pés e “calculadora” nas mãos. Uma verdadeira ginástica manterá o Belo vivo na competição. Apesar do aparentemente longínquo sétimo lugar no Grupo A do torneio, após a inesperada derrota para o Náutico, o time pessoense, que soma 24 pontos, só está a um ponto do G-4.

Para se classificar, o Botafogo-PB tem que ganhar o Clássico Tradição e torcer por tropeços de seus concorrentes ao G4. O Bota está atrás do Ferroviário, sexto, que também tem 24 pontos, e de Santa Cruz, quinto, Confiança, quarto, e Imperatriz, em terceiro, todos com 25 pontos. A primeira possibilidade envolve ois tropeços do Imperatriz, que encara o Sampaio Corrêa em São Luís, e o do Santa Cruz, que encara o Náutico em Recife, que não podem vencer seus jogos. Acontecendo isso, e o Belo ganhando o seu jogo, seja qual for o resultado de Confiança e Ferroviário, que se enfrentam, o time paraibano estará classificado.

O Belo também avança na Série C mesmo com a vitória do Santa Cruz desde que o Imperatriz não vença o seu dueloe. Se o Cavalo de Aço ganhar, o time paraibano precisa do tropeço da Cobra Coral. Acontecendo pelo menos um dos tropeços, aí o Botafogo-PB só passa de fase se Confiança e Ferroviário empatarem em Fortaleza.

A bola e a calculadora estarão em cena nessa rodada decisiva, sendo que após o apito final do experiente árbitro Leandro Pedro Vuaden , apenas um poderá comemorar. Seja o alivio por evitar o rebaixamento, ou pela classificação que manterá vivo o sonho do acesso a Serie B em 2020.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024