O segundo Clássico Tradição do ano será pela Série C do Campeonato Brasileiro, será de “tirar o fôlego” e para torcedor que tem “nervos de aço”. Treze e Botafogo (PB), entram em campo com objetivos diferentes, e apenas um pode “sobreviver” na competição. O Galo que fez uma fraca campanha no Grupo A da competição nacional, ocupando a lanterna por várias rodadas, luta para espantar de vez o “fantasma” do rebaixamento, e permanecer na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O Belo, que viveu altos e baixos, ainda sonha com a classificação para brigar pelo desejado acesso para a Série B em 2020.

Quando Galo e Belo entrarem em campo neste sábado (24), as 17h no estádio O Amigão, o futuro dos dois clubes estará em jogo. Apenas um vai sorrir no final. Os dois times já se enfrentaram 9 vezes na Terceirona, e o retrospecto é bem equilibrado. O Galo venceu 4 partidas, contra 4 triunfos botafoguenses. Um único empate foi registrado até agora no confronto. No primeiro confronto deste ano, disputado no Almeidão, o Belo levou a melhor e venceu por 3 x 1. O problema é que a campanha feita pelos dois paraibanos, tornou o último Clássico Tradição do ano, com ares de dramaticidade.

Mesmo com a arrancada do Treze na reta final da competição, o que melhorou a autoestima da torcida, a missão ainda é difícil. Para espantar de vez o rebaixamento, o Treze só precisa vencer por qualquer placar e permanecer na Terceirona sem depender da combinação de resultado dos adversários  Globo FC e ABC, que seriam os dois rebaixados do Grupo A. . Como o Galo está fora da zona de rebaixamento e é o atual oitavo colocado, com 18 pontos, basta vencer para seguir na terceira divisão.

Com o triunfo, o Galo ainda elimina o Botafogo que tem chances de classificação. O Treze também pode escapar da degola empatando o duelo contra o Botafogo, mas precisa balançar as redes. Nos duelos com o Belo na Série C, o Treze marcou 14 gols contra 15 tentos anotados pelo alvinegro da Capital. Por isso, a pontaria dos atacantes pode ser decisiva no clássico de “vida ou morte”.

É que, se o Galo da Borborema empatar com o Belo, vai precisar que o Globo FC empate ou perca para o ABC. Agora, se o Treze empatar, e o Globo FC vencer, ainda há chances de sobreviver, mas a conta vai para a quantidade de gols feitos por Galo e Águia em suas partidas.

Caso Globo FC vença por um gol de diferença o seu jogo, a quantidade de gols marcados pela Águia na partida com o ABC tem que ser igual ou inferior à quantidade de gols feitos pelo Treze em um eventual empate com o Botafogo-PB.

Nesse cenário, se o Treze empatar com o time pessoense, fazendo um gol a menos do que o Globo FC fez em sua eventual vitória por um gol de diferença no Barrettão, por exemplo, Treze e Globo FC, que empatariam em pontos, empatariam também em saldo de gols, gols marcados e vitórias. No quarto critério de desempate, no entanto, que é o confronto direto, o Galo já perde da Águia, já que no resultado agregado deste confronto direto (soma das duas partidas entre eles na primeira fase) o Treze perde por 4 a 2.

O Botafogo também vai jogar com os olhos voltados para o confronto dos adversários, bola nos pés e “calculadora” nas mãos. Uma verdadeira ginástica manterá o Belo vivo na competição. Apesar do aparentemente longínquo sétimo lugar no Grupo A do torneio, após a inesperada derrota para o Náutico, o time pessoense, que soma 24 pontos, só está a um ponto do G-4.

Para se classificar, o Botafogo-PB tem que ganhar o Clássico Tradição e torcer por tropeços de seus concorrentes ao G4. O Bota está atrás do Ferroviário, sexto, que também tem 24 pontos, e de Santa Cruz, quinto, Confiança, quarto, e Imperatriz, em terceiro, todos com 25 pontos. A primeira possibilidade envolve ois tropeços do Imperatriz, que encara o Sampaio Corrêa em São Luís, e o do Santa Cruz, que encara o Náutico em Recife, que não podem vencer seus jogos. Acontecendo isso, e o Belo ganhando o seu jogo, seja qual for o resultado de Confiança e Ferroviário, que se enfrentam, o time paraibano estará classificado.

O Belo também avança na Série C mesmo com a vitória do Santa Cruz desde que o Imperatriz não vença o seu dueloe. Se o Cavalo de Aço ganhar, o time paraibano precisa do tropeço da Cobra Coral. Acontecendo pelo menos um dos tropeços, aí o Botafogo-PB só passa de fase se Confiança e Ferroviário empatarem em Fortaleza.

A bola e a calculadora estarão em cena nessa rodada decisiva, sendo que após o apito final do experiente árbitro Leandro Pedro Vuaden , apenas um poderá comemorar. Seja o alivio por evitar o rebaixamento, ou pela classificação que manterá vivo o sonho do acesso a Serie B em 2020.

Severino Lopes
PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Paraibano Santos ganha primeira convocação para Seleção Brasileira

Campeão da Copa do Brasil na quarta-feira (18) pelo Athletico Paranaense, o paraibano Santos, foi convocado pelo técnico Tite para defender a Seleção Brasileira nos próximos dois amistosos. Natural de…

Paraibano de CG dá o tom na festa do inédito título do Athletico na Copa do Brasil

O inédito título da Copa do Brasil conquistado pelo Athletico Paranaense na última quarta-feira, com a vitória de 2 a 1 sobre o Internacional, eternizou na história do clube quatro…