A Paraíba o tempo todo  |

Botafogo bate Goiás e volta a respirar

Em General Severiano, virou quase um mantra dizer que o Botafogo cresce nas adversidade. E mais uma vez isso ficou provado com a incrível vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, que briga pelo título do Campeonato Brasileiro, em pleno Serra Dourada. Jobson, Victor Simões e André Lima marcaram os gols da partida na qual o Alvinegro teve um jogador a mais desde os 36 minutos do primeiro tempo, com a expulsão do zagueiro João Paulo – Amaral descontou já nos acréscimos.

O resultado não tirou o Botafogo da zona do rebaixamento, mas acabaou com um jejum de 11 jogos sem vitórias no Brasileirão. A equipe está em 17º lugar com 28 pontos, os mesmos do Santo André, levando desvantagem no número de vitórias. No entanto, dá moral para uma equipe que conquistou o seu único triunfo no segundo turno e o primeiro no Serra Dourada desde 1995, ano em que foi campeão nacional. O Goiás permanece com 45 pontos e cai para a quarta posição. As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 21h. O Goiás joga contra o Cruzeiro no Mineirão, e o Botafogo recebe o Atlético-MG no Engenhão.

 

Alvinegro entra em campo com três atacantes

 

O técnico do Botafogo, Estevam Soares, optou por uma formação ofensiva, com Reinaldo, Victor Simões e André Lima. A alternativa realmente surpreendeu o Goiás, que demorou a se encontrar em campo no início da partida. O Alvinegro dominava as ações, conseguindo unir ofensividade e consistência defensiva.

No entanto, o time carioca repetia o alto número de passes errados e se limitava a faltas cobradas por Juninho e chances nas bolas altas em cobranças de escanteio. Com isso, aos poucos os donos da casa foram alcançado a tranquilidade necessária para tomar conta da partida, se aproveitando das falhas do adversário.

E foi numa delas que o Esmeraldino criou a primeira boa chance, aos 24 minutos, depois que Victor Simões perdeu a bola no meio-campo e propiciou o contra-ataque. Júlio César avançou pela esquerda e cruzou para Iarley desviar. Com bom reflexo, Jefferson fez grande defesa. Foi este o primeiro momento no qual o grande número de torcedores presentes ao Serra Dourada (incentivados por uma promoção de ingressos) se levantou e exerceu pressão.

Enquanto isso, a partida era marcada pelo alto número de cartões amarelos distribuídos pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Nada menos do que seis jogadores alvinegros foram advertidos. Um cartão causou até uma discussão entre os técnicos Estevam Soares e Hélio dos Anjos à beira do campo. Tudo aconteceu por causa do amarelo dado a Diego, quando, na visão dos alviverdes, Leandro Guerreiro, que já estava pendurado, havia sido o verdadeiro autor de uma falta sobre Léo Lima.

Mas foi o Goiás quem saiu para o intervalo em desvantagem, depois que o zagueiro João Paulo recebeu o segundo amarelo, consequentemente o vernelho, por falta violenta em André Lima, aos 36 minutos. No entanto, o Botafogo não conseguiu fazer valer o homem a mais e quase sofreu o primeiro gol aos 44 minutos, quando Júlio César recebeu lançamento de Léo Lima e entrou na área, mas Jefferson, com outra grande defesa, impediu o gol.

 

Com um a mais em campo, Alvinegro marca três vezes, perde pênalti…

 

O Botafogo retornou para o segundo tempo com a clara intenção de valorizar ao máximo a posse de bola, trocando muito passes até chegar ao gol adversário, se aproveitando da postura ofensiva do Goiás. E foi assim, que o Alvinegro abriu o placar, aos quatro minutos. Victor Simões avançou pela esquerda e tocou para André Lima. O atacante logo percebeu Jobson livre na direita. Este recebeu, dominou e chutou cruzado, fazendo 1 a 0.

Mas o Goiás não se abalou com a desvantagem e partiu para cima do Botafogo. Toda pendurada, a defesa alvinegra não exercia forte marcação, temendo um cartão vermelho. Com isso, o time dava espaços e quase chegou ao empate em seguida, com Léo Lima acertando a trave direita de Jefferson, que antes tocou na bola.

Imediatamente a torcida do Goiás começou a pedir a entrada de Romerito, que estava no banco de reservas, dando o tom do clima de insatisfação no Serra Dourada. Do outro lado, o Botafogo adotava uma tática suicida: fechava-se dentro de sua área e oferecida espaços ao adversário. No entanto, tinha campo para encaixar contra-ataques.

Assim o Alvinegro marcou o segundo, aos 16 minutos, depois que Jobson recebeu pelo lado direito, avançou em velocidade e cruzou para Victor Simões, que, livre de marcação, pegou de primeira para marca um belo gol. A partir de então o desespero tomou conta do Goiás, que partiu para cima de forma desordenada, já com Romerito no lugar do volante Fernando.

Com calma e na base do toque de bola, o Botafogo usou a inteligência e facilmente marcou o terceiro, aos 20 minutos. André Lima recebeu na frente, driblou o marcador e chutou forte. Neste momento, o bom número de torcedores alvinegros no estádio fazia a festa, cantando "E ninguém cala esse nosso amor" e "O Serra Dourada é nosso".

Sem diminuir o ritmo, o Botafogo teve grande chance de ampliar aos 24 minutos, depois que Victor Simões recebeu sem marcação na área e não conseguiu dominar a bola, perdendo um gol incrível. Chance ainda melhor teve Lucio Flavio, cobrando em seguida um pênalti de Leandro Eusébio em André Lima. Harlei defendeu e André Lima ficou com o rebote, mas o árbitro marcou invasão de área.

Aos 30 minutos de partida a torcida do Goiás começou a deixar o Serra Dourada, embora os insistentes continuassem a apoiar a equipe. Já os botafoguenses que estavam na arquibancada terminaram o jogo gritando "olé" e, assistindo a mais uma bela atuação de Jefferson, que parava todas as tentativas de ataque do Goiás, entoando o hino alvinegro. Nem mesmo o gol de Amaral, aos 48 minutos, estragou uma festa rara para o Glorioso no Brasileirão.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe